EUA alertam sobre possível novo teste nuclear da Coreia do Norte e parceria estratégica com a Rússia
Related Posts
WWW.TRIBUNADOBRASIL.COM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Segundo a autoridade, Kim tem como objetivo, “pelo menos, obter reconhecimento tácito como potência nuclear”, o que explica também os testes com mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) que visam demonstrar seu poderio militar e obter vantagem em futuras negociações. Segundo o relatório, o líder norte-coreano considera seu arsenal nuclear essencial para garantir a segurança do regime e promover o orgulho nacional.
O documento também aponta preocupações sobre o apoio crescente da Rússia à Coreia do Norte. De acordo com o relatório, Moscou tem oferecido suporte financeiro, diplomático e cooperação em defesa a Pyongyang, em troca de apoio norte-coreano à guerra contra a Ucrânia.
Esse relacionamento estratégico, formalizado em um tratado assinado durante a visita de Vladimir Putin à Coreia do Norte em junho do ano passado, fortalece a aliança dos dois países diante das sanções ocidentais.
“A recém-consolidada parceria estratégica de Kim com a Rússia está rendendo benefícios financeiros, apoio diplomático e cooperação de defesa. A parceria com Moscou também ajuda a reduzir a dependência de Pyongyang de Beijing”, afirma o relatório.
Outro alerta é o de que Pyongyang continua desafiando o limite marítimo conhecido como Linha Limite do Norte (NLL), que serve como fronteira de fato entre as Coreias desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953. Segundo o documento, o regime de Kim Jong-un pode tentar desafiar novamente as reivindicações marítimas da Coreia do Sul, aumentando o risco de novos confrontos na região.
Tulsi Gabbard também destacou a crescente colaboração entre China, Rússia, Irã e Coreia do Norte contra interesses dos EUA. “Esses atores estão, em alguns casos, trabalhando juntos em diferentes áreas para desafiar as capacidades e interesses dos EUA, especialmente em questões relacionadas à nossa segurança e economia”, afirmou.
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!