Los Angeles/EUA - 03/03/2025 - Oscar 2025 de melhor filme estrangeiro para Ainda estou aqui de Walter Sales. Fotos: RS/FP Brasil conquista 1...
![]() |
Los Angeles/EUA - 03/03/2025 - Oscar 2025 de melhor filme estrangeiro para Ainda estou aqui de Walter Sales. Fotos: RS/FP |
Brasil conquista 1º Oscar em momento histórico: brasileiros comemoram após o anúncio do prêmio de Melhor Filme Internacional para o longa dirigido por Walter Salles
‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles foi o vencedor na categoria melhor filme internacional na 97ª edição do Oscar. O prêmio foi anunciado na noite deste domingo, 3 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Este é o primeiro Oscar para um filme brasileiro. Walter Salles, em seu discurso, disse: “Esse prêmio é dedicado a ela e o nome dela é Eunice Paiva. E também dedico esse prêmio às duas mulheres extraordinárias que deram vida a ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”.
A atriz Fernanda Torres usou as redes sociais na madrugada desta segunda-feira (3) para celebrar a vitória de “Ainda Estou Aqui” na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025. “Nós vamos sorrir. Sorriam”, escreveu a atriz, fazendo referência a uma cena marcante do longa.
A publicação de Fernanda incluiu duas imagens: uma do envelope anunciando “Ainda Estou Aqui” como vencedor da categoria e outra da estatueta nas mãos do diretor Walter Salles, que subiu ao palco para receber o prêmio.
“Esse prêmio vai para ela: o nome dela é Eunice Paiva. E também vai para as mulheres extraordinárias que deram vida a ela. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, declarou Salles em seu discurso de agradecimento.
‘Ainda Estou Aqui’ superou outros filmes estrangeiros, como Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), A Garota da Agulha (Dinamarca) e Flow (Letônia).
Anora recebeu o prêmio de melhor filme, superando Ainda Estou Aqui, que foi indicado também.
Fernanda Torres não levou o Oscar de melhor atriz, que ficou com Mikey Madison, de Anora. Mas Fernandinha foi a grande vencedora representando o Brasil, assim como Fernanda Montenegro nos representou em 1999.
Os premiados nas 23 categorias foram:
Ator coadjuvante – Kieran Culkin, em A verdadeira dor
Animação – Flow
Curta-metragem animado – In The Shadow of Cypress
Figurino – Wicked
Roteiro original – Anora
Roteiro adaptado – Conclave
Maquiagem e penteado – A substância
Edição – Anora
Atriz coadjuvante – Zoe Saldaña, por Emília Pérez
Design de produção – Wicked
Canção original – El Mal, de Emilia Pérez
Documentário de curta-metragem – A única mulher na orquestra
Documentário – No other land
Som – Duna: Parte 2
Efeitos visuais: Duna: Parte 2
Curta-metragem em live-action – I´m not a robot
Fotografia – O Brutalista
Filme internacional – Ainda estou aqui
Trilha sonora – O Brutalista
Ator –Adrien Brody, em O Brutalista
Direção – Sean Baker, de Anora
Atriz – Mikey Madison, em Anora
Filme – Anora
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!