Na manhã desta quinta-feira, 6/2, a Comissão Regional de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (C...
Na manhã desta quinta-feira, 6/2, a Comissão Regional de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (CRSF/TJDFT), com o apoio da Presidência e da 2ª Vice-Presidência do Tribunal, por meio da Escola de Formação Judiciária (EjuDFT), realizou a abertura do curso Mediação em Conflitos Fundiários Coletivos oferecido a diversas autoridades envolvidas com o tema. O evento, que ocorreu no Espaço Flamboyant, localizado no 10º andar, do Fórum de Brasília, terá continuidade nesta sexta-feira, 7/2.
O objetivo é capacitar os participantes a darem cumprimento às determinações constantes na Resolução n.º 510/2023-CNJ e na ADPF 828-STF, notadamente no que diz respeito à reprodução, no âmbito dos Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais, das experiências realizadas pela Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).
O curso é ministrado pela equipe da Comissão Regional do TJPR, referência na atuação dos conflitos fundiários. O corpo docente é formado pelo Desembargador do TJPR e Presidente da Comissão de Soluções Fundiárias Fernando Antonio Prazeres, pelo Juiz de Direito e membro da Comissão de Soluções Fundiárias do TJPR José Augusto Guterres e pela Secretária da Comissão de Soluções Fundiárias do TJPR, Patricia Elache Gonçalves dos Reis.
Em seguida, o Juiz do TJPR José Augusto Guterres destacou os pontos mais importantes da Resolução 510/23 do CNJ. Falou da base normativa das comissões e como atua a base estrutural. “Essa ferramenta das comissões vem a somar esforços de resolver problemas práticos numa escala muito grande, que tem o potencial de trazer dignidade para milhares de pessoas. É uma causa para ser abraçada com força”, frisou o magistrado.
Nesta sexta-feira, 7/2, a aula terá como tema a mediação e a conciliação nos conflitos fundiários coletivos e capacitação para secretariado e assessoria da Comissão de Soluções Fundiárias.
A Juíza Auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJDFT, Marília Guedes, também participou do evento. Ainda estavam presentes Juízes integrantes da CRSF/TJDFT, representantes da Defensoria Pública do DF, do Ministério Público do DF, de órgãos do Governo do Distrito Federal, além de magistrados e servidores do TJDFT.
Fotos: Dimmy Falcão
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!