TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

O Caos Geral, Total e Irrestrito

Los Angeles/California - 10/01/2025 - Fogo consome as áreas mais ricas de Los Angeles na California. Foto: RS/Fotos Públicas Malibu/Californ...

Los Angeles/California - 10/01/2025 - Fogo consome as áreas mais ricas de Los Angeles na California. Foto: RS/Fotos Públicas
Los Angeles/California - 10/01/2025 - Fogo consome as áreas mais ricas de Los Angeles na California. Foto: RS/Fotos Públicas

Malibu/California - 10/01/2025 - Incêndios destruiram vilas internas de casas e comércios em Malibu na California. Foto: RS/ Fotos Públicas

A ideia de que 2025 poderia ser diferente só está na cabeça de quem ainda não quis aceitar o mundo como ele é. Ou - como gostariam os marxistas raiz - o modo de produção como ele é não mudou e nem dá sinais de que vai mudar

Por Lindener Pareto*

Começo de ano…esperanças renovadas? Baterias recarregadas? Nada, isso talvez só para 5% (e olhe lá) da população brasileira e nem 1% da população mundial. Aquele gostinho de 2024 vai ficando, amargo, com sabor de guarda-chuva, sabor enchente, sabor virose, sabor arrastão, sabor chamas, labaredas que tomam até mesmo Hollywood. A ideia de que 2025 poderia ser diferente só está na cabeça de quem ainda não quis aceitar o mundo como ele é. Ou – como gostariam os marxistas raiz – o modo de produção como ele é não mudou e nem dá sinais de que vai mudar.

A despeito de todas as previsões, estudos e alertas, ultrapassamos a curva ou a linha vermelha do aquecimento global e o planeta galopa a passos largos em direção ao abismo, ou se quiserem, ao inferno de Dante, mas sem a poesia de Alighieri. E vale lembrar, com Donald Trump e Elon Musk no poder, 'adiós' ciência comprometida com a “minima moralia” ou com o bem-estar geral. Tratam-se de dois alucinados que não têm um pingo de empatia com qualquer projeto coletivo de bem-estar mundial. Palavras de ordem fanfarronas e ameaças de anexação e intervenção em outros países são casos menores diante da devastação que vem pela frente.

Não à toa, o pseudo nerd e seu cabelo supostamente descolado Mark Zuckerberg não demorou para vir a público declarar apoio incondicional à Nova Era Trump-Musk. Afinal, o supostamente super cool Zuck – dono da META (face, insta e zap), sabe que é tudo sobre business e não está nem um pouco disposto a ficar para trás na “Corrida Maluca” de Trump Vigarista e seus asseclas.

Los Angeles/California - 10/01/2025 - Bombeiro luta para salvar casas em Los Angeles (De muitas maneiras, o incêndio é o Capitalismo e nós o solitário bombeiro tentando lutar contra as chamas avassaladoras)
Los Angeles/California - 10/01/2025 - Bombeiro luta para salvar casas em Los Angeles (De muitas maneiras, o incêndio é o Capitalismo e nós o solitário bombeiro tentando lutar contra as chamas avassaladoras)

Agora, convenhamos, qual a novidade disso tudo? Os historiadores sabemos que a META de Zuck e as metas de Trump e Musk são coisa antiga na lógica da comunicação e do imperialismo mundial. Se recuarmos um pouquinho, para o longo século XIX (1789-1914), veremos as bases das profundas transformações de hoje. Incêndios em Los Angeles? Ora, quantos não foram os incêndios e chacinas praticados pelos EUA numa guerra brutal contra os Mexicanos?!


Entre 1846 e 1848, o governo dos EUA tomou assombrosos 55% dos territórios do México e em 12 de janeiro de 1847 terminou de anexar a Califórnia, tomando a atual cidade de Los Angeles dos Mexicanos. É sintomático que o cinema americano tenha se consolidado em Los Angeles, né?  Um cenário sempre adequado ao caos violento do mundo imperialista. E a ironia mortal é que se mantém o nome espanhol: Los Angeles! Poderiam ter trocado por “The Murdered Angels”.

Malibu/California - 10/01/2025 - Incêndios destruiram vilas internas de casas e comércios em Malibu na California. Fotos: RS/ via Fotos Públicas

Tal expansão para o Oeste, matando indígenas, mexicanos e búfalos, consolidou as bases violentas do “Destino Manifesto” dos EUA, condenando o mundo às hipocrisias da tal “Democracia” americana. Tais feitos, junto ao impressionante desenvolvimento econômico das demais potências do capitalismo industrial (Inglaterra, França, Alemanha e etc.) lançaram as bases das telecomunicações (vigaristas desde sempre) num único mercado mundial, hoje representados pelas Big Techs dos sujeitos aqui em questão.

Comecemos então o ano com aquela velha premissa básica da História e desta Coluna: História sempre foi tiro, porrada e bomba! E nem tudo é tão novo quanto parece. O caos geral, total e irrestrito é a regra desde há muitos séculos. O inferno são os outros, aqui e agora. Resta saber se estaremos comendo pipoca (com o Chineses) assistindo ao fim de tudo.

*Professor e Historiador. Mestre e Doutor pela USP. Curador Acadêmico no Instituto Conhecimento Liberta (ICL). Apresentador do “Provocação Histórica", programa semanal de divulgação de História, Cultura e Arte nos canais do ICL.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil