Líder influente do Hamas, Yahya Sinwar, peça-chave na política da Faixa de Gaza e ex-prisioneiro em Israel por 23 anos, foi morto em confron...
Sami Abu Zuhri disse que tratado foi alcançado pela resistência do povo de Gaza. Acordo será implementado em fases e promete pôr um fim definitivo ao conflito
Um acordo de cessar-fogo em Gaza entre Israel e Hamas entrará em vigor em 19 de janeiro, conforme anunciou o primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, xeique Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, durante uma coletiva de imprensa em Doha nesta quarta-feira.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também confirmou que Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo e liberação de reféns, o que encerrará os combates em Gaza e aumentará a ajuda humanitária aos civis palestinos.
"Posso anunciar que um cessar-fogo e um acordo de reféns foram alcançados entre Israel e Hamas", declarou Biden na Casa Branca. Ele destacou que o acordo foi selado após 15 meses de sofrimento e será seguido por um incremento na ajuda humanitária em Gaza. "Os combates em Gaza cessarão e logo os reféns voltarão para suas famílias", acrescentou Biden.
Em um comunicado separado, a Casa Branca reforçou as palavras de Biden: "Hoje, após muitos meses de intensa diplomacia dos Estados Unidos, juntamente com o Egito e o Catar, Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo e de reféns. Esse acordo encerrará os combates em Gaza, proporcionará a necessária assistência humanitária aos civis palestinos e reunirá os reféns com suas famílias após mais de 15 meses de cativeiro."
- Cessar-fogo em Gaza: a partir de 19 de janeiro;
- Libertação de reféns: após 15 meses em cativeiro;
- Aumento da ajuda humanitária: aos civis palestinos;
O Hamas agradeceu ao Catar e ao Egito por sua mediação no conflito, considerando o acordo uma conquista do povo palestino. O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que o acordo é resultado de meses de diplomacia intensa dos EUA, Egito e Catar.
Fontes:
- XEIQUE Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, primeiro-ministro do Catar;
- JOE BIDEN, presidente dos EUA;
- Tv Al Jazeera e Al Arabiya;
- Agência Brasil.
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!