A missão da FAPDF é promover e apoiar a pesquisa, o desenvolvim...
A missão da FAPDF é promover e apoiar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, visando o crescimento econômico sustentável e a preservação ambiental | Foto: Divulgação/FAPDF |
Fundação oferece suporte a pesquisadores, instituições e projetos inovadores que visam transformar o DF em um polo de excelência em inovação
Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo
Neste 4 de novembro, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) comemora 32 anos de dedicação ao desenvolvimento científico e tecnológico da capital do Brasil. Criada pela Lei nº 347, em 1992, e implementada no ano seguinte, a instituição assumiu um papel essencial no avanço do conhecimento, oferecendo suporte constante a pesquisadores, instituições e projetos inovadores que visam transformar o DF em um polo de excelência em ciência e tecnologia.
A FAPDF se coloca como uma ponte entre o governo, a academia, o setor produtivo e a sociedade | Arte: FAPDF |
Desde o início, a missão da FAPDF é promover e apoiar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, visando o bem-estar da população, o crescimento econômico sustentável e a preservação ambiental. Para isso, a Fundação se coloca como uma ponte entre o governo, a academia, o setor produtivo e a sociedade, facilitando o desenvolvimento de ideias inovadoras que se transformam em soluções concretas para os desafios regionais e nacionais.
"Como presidente da FAPDF, tenho orgulho de fazer parte desse movimento há quatro anos, em prol do desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal. Desde que aceitei essa missão, a convite do governador Ibaneis Rocha, eu e toda a equipe da Fundação temos nos dedicado a aproximar a população das principais inovações científicas e tecnológicas produzidas em nossa capital, trabalhando para construir um futuro em que o conhecimento seja o maior patrimônio da nossa sociedade. Cada resultado alcançado nesses anos é mais um tijolo na construção da memória científica brasileira", declara Marco Antônio Costa Júnior, presidente da FAPDF.
Estrutura
Ao longo de sua trajetória, a FAPDF passou por diversas reestruturações para aprimorar sua capacidade de apoio à pesquisa. Em 2000, incorporou o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT-DF), expandindo sua atuação. Em 2019, foi integrada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), fortalecendo sua relação com as políticas públicas e consolidando seu papel estratégico na inovação regional. Em 2022, atualizações em seu Estatuto Social e Regimento Interno reforçaram essa estrutura, garantindo resposta ágil e eficiente às demandas contemporâneas de maneira ágil e eficiente.
Resultados
A atuação da FAPDF ao longo dessas mais de três décadas gerou resultados expressivos. São centenas de projetos fomentados, com editais públicos que apoiam desde pesquisas acadêmicas até soluções tecnológicas para o setor produtivo. Áreas estratégicas como Bio, Agro, Tech e Gov recebem incentivos da Fundação, que busca constantemente promover iniciativas alinhadas com as demandas sociais e ambientais do Distrito Federal. Recentemente, a FAPDF também lançou programas que incentivam startups e o desenvolvimento de soluções GovTech, posicionando a capital como referência nacional em inovação governamental.
A marca
A identidade visual da FAPDF reflete a essência de sua missão. Com um símbolo circular em amarelo, que representa o caminho do conhecimento e o compromisso com a ciência, a marca expressa o movimento contínuo da pesquisa e da inovação. A escolha desse formato é inspirada nas curvas do cérebro humano, simbolizando o processo contínuo de aprendizado, descoberta e inovação. O logotipo azul, remete à transparência e integridade que norteiam as ações da Fundação.
O futuro
A Fundação investe em iniciativas que alavancam o potencial do Distrito Federal, desde a formação de novos pesquisadores até a criação de um ambiente propício à inovação e ao empreendedorismo. Nestes 32 anos, a FAPDF reafirma seu compromisso de continuar apoiando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, para que o DF continue a se destacar como um polo de conhecimento e inovação no país.
No Brasil, cada estado possui uma Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP), totalizando 26 FAPs estaduais e uma do Distrito Federal. Essas instituições atuam no financiamento de projetos científicos, tecnológicos e de inovação em suas respectivas regiões. Conheça a data de criação de cada uma delas no mapa abaixo.
Arte: FAPDF
*Com informações da FAPDF
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!