Empresas líderes debatem o papel da navegação e dos portos para alcançar a meta de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até ...
Empresas líderes debatem o papel da navegação e dos portos para alcançar a meta de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050
O painel Aquaviário do Congresso SAE BRASIL, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro, no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera em São Paulo, trará à tona um dos temas mais críticos para o futuro logístico e ambiental do país: a descarbonização da navegação e dos portos. Reunindo líderes do setor como Aliança Navegação, Transportes Bertolini e Administração dos Portos Paranaguá e Antonina, o debate abordará os desafios e as oportunidades de inovação sustentável.
“Com uma costa de mais de 7.500 km e uma vasta rede hidroviária, o Brasil tem um enorme potencial para expandir sua matriz logística aquaviária. No entanto, apenas 10% do transporte de cargas no país é feito pela cabotagem, enquanto o modal rodoviário domina com 65%,” explica Paulo Ho, chairperson do Comitê Aquaviário do Congresso SAE BRASIL. Segundo ele, a solução para esse desequilíbrio passa por investimentos estratégicos e políticas públicas que incentivem a infraestrutura portuária e hidroviária, alinhando o setor às metas de descarbonização.
Ho destaca ainda a relevância global do tema, citando a meta de Net Zero encabeçada pela Organização Marítima Internacional (IMO), que visa alcançar um equilíbrio entre a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e a quantidade removida da atmosfera, resultando em emissões líquidas zero. Ele ainda menciona medidas já adotadas pela comunidade europeia, como o sistema de compensação de emissões que entrou em vigor em 2024. “A inovação e sustentabilidade na navegação e operação portuária é um processo contínuo em todos os países, independentemente de seu porte ou localização, pois vivemos em um mundo interconectado e de mútua dependência.”
O painel também trará insights sobre as iniciativas de empresas brasileiras que estão liderando a transformação no setor, com foco em soluções sustentáveis e de alto impacto. Serão abordadas soluções tecnológicas e práticas sustentáveis que visam modernizar a logística do país. A troca de informações entre os participantes tem como objetivo destacar o papel da navegação e dos portos na descarbonização e no desenvolvimento de uma infraestrutura mais eficiente e alinhada com as metas globais de redução de emissões.
SAE BRASIL
A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser ‘A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira’. Participam da entidade profissionais de diversas áreas com a missão de criar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento de tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Com seis mil associados e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do país, a SAE BRASIL se consolidou como uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.
Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial cientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento sobre mobilidade e inserir o país no processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, terceiro setor e órgãos técnicos do governo. É filiada à SAE International, que foi fundada em 1905, nos EUA, por visionários como Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século tornou-se uma das principais fontes de conhecimento, normas e padrões dos setores automotivo e aeroespacial, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.
Serviço
31º CONGRESSO E MOSTRA INTERNACIONAIS DE TECNOLOGIA DA MOBILIDADE SAE BRASIL
Data: 16 e 17 de outubro, das 09 às 18h
Local: Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!