TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Como aproveitar ao máximo os benefícios do Saeb

Avaliação bienal é fundamental para definir políticas públicas e melhorar qualidade do ensino no Brasil; saiba como estudantes podem ser mel...

Avaliação bienal é fundamental para definir políticas públicas e melhorar qualidade do ensino no Brasil; saiba como estudantes podem ser melhor preparados


Créditos: Divulgação/Envato


A cada dois anos, a educação pública brasileira passa por uma avaliação imprescindível para entender os pontos fortes e fracos do ensino e desenhar planos de ação e políticas públicas para melhorar a qualidade. Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023 devem ser divulgados em agosto de 2024. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Saeb, mais de 8,4 milhões de estudantes participaram da avaliação no ano passado.

Segundo a coordenadora editorial da Aprende Brasil Educação, Patricia Waltiach, sem o Saeb, seria muito mais difícil compreender os pontos fortes e fracos do ensino e, consequentemente, construir um modelo mais eficaz. Daí a importância desse sistema e a necessidade de preparar as escolas para ele. “O Saeb permite o aprimoramento da qualidade da Educação Básica no Brasil, contribuindo para um sistema educacional mais justo, eficiente e orientado para o desenvolvimento integral dos estudantes”, ressalta. A especialista lembra, no entanto, que um dos principais desafios para as escolas é definir as ações que vão potencializar o ensino. "Isso porque o ganho na qualidade pode passar por diferentes estratégias, como melhorar a infraestrutura das escolas ou investir mais na formação de professores e materiais didáticos adequados", exemplifica.

Como escolas e estudantes podem se preparar?

Algumas medidas podem contribuir para que escolas e estudantes estejam melhor preparados para o Saeb. A especialista alerta, porém, que nenhuma delas funciona no curto prazo. "Tratam-se de ações para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz, diz Patricia,  pontuando algumas dessas medidas: “antes de tudo, é preciso manter uma rotina regular de estudos. Estudar de forma consistente ao longo do ano letivo é fundamental, pois ajuda a evitar sobrecargas de última hora e contribui para o processo de aprendizagem”, afirma. 

Conhecer o formato da prova é outro ponto que pode ajudar a ter resultados mais satisfatórios, segundo Patricia. “É importante entender como a prova é estruturada, qual a quantidade e quais os tipos de questões cobradas, se são de múltipla escolha, discursivas, etc. Isso também ajuda os estudantes a dimensionar o tempo a ser dedicado a cada item da avaliação”, complementa. Ela lembra que a realização de simulados também é uma ótima maneira de preparar os estudantes para o Saeb.

O papel dos professores também é fundamental nesse processo. Segundo a especialista, eles devem conhecer bem a matriz de habilidades abordadas na avaliação e estar prontos para ajudar seus alunos a obter os melhores resultados. "Isso pode ser feito retomando e revisando conceitos-chave, definições e outros aspectos importantes para o processo de aprendizagem. Para isso, a adoção de materiais didáticos que buscam preparar os estudantes para provas como o Saeb pode ser uma boa opção", sugere. Um desses materiais é a coleção Vou + Longe, que traz, além de revisões sistematizadas dos conteúdos, questões com graus variados de dificuldade, que auxiliam no desenvolvimento de diferentes habilidades, além de simulados e até mesmo trilhas gamificadas para retomar conteúdos relevantes para o processo de aprendizagem.

_______________________________________

Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil