Conselho ressalta a importância das intervenções realizadas pela Novacap para a infraestrutura do DF Por Agên...
Conselho ressalta a importância das intervenções realizadas pela Novacap para a infraestrutura do DF
Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto
Na manhã desta terça-feira (13), engenheiros da Novacap e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF) fizeram uma visita técnica às obras já concluídas da Ponte Honestino Guimarães. A inspeção foi conduzida pela chefe da Divisão de Obras Diretas de Pavimentação Asfáltica da Novacap, Juliane Fortes, e pelo engenheiro responsável pela intervenção na estrutura, Daclimar Azevedo.
Equipe inspecionou vários componentes da ponte, especialmente as intervenções que já foram feitas | Foto: Marcos Paixão/Novacap |
"A população tem muito a ganhar com essa segurança adicional proporcionada pelos engenheiros e demais profissionais da Novacap, mostrando mais uma vez que não existem limites para a engenharia", avaliou a diretora de Fiscalização do conselho, Diolivia Tibúrcio. "Trata-se de um reforço estrutural importante na estrutura para a nossa comunidade usar com segurança".
Durante a visita, a equipe inspecionou diversas intervenções, como reforço com mantas de fibra de carbono, injeção de fissuras e realcalinização, entre outras medidas que visam restaurar a segurança da ponte e aumentar sua vida útil. Os representantes do Crea-DF expressaram satisfação com o resultado das obras, destacando a qualidade técnica e a importância das intervenções para a infraestrutura do DF.
Reforço nas vigas
"O trabalho realizado aqui foi de grande importância, abrangendo reforço estrutural, injeção de fissuras e outros serviços essenciais para garantir a durabilidade e prolongar a vida útil da ponte", afirmou Juliane Fortes.
Os trabalhos na Ponte Honestino Guimarães, que liga o Setor de Clubes Sul ao Lago Sul, começaram há cerca de um ano. O objetivo foi promover melhorias estruturais para reforçar as vigas de sustentação da obra viária. As benfeitorias garantem um deslocamento mais seguro aos motoristas que trafegam pelo elevado diariamente.
As intervenções ocorreram em duas etapas. Na primeira, as equipes executaram serviços de reforço estrutural, modernização da iluminação, readequação de passarelas para pedestres e ciclistas, recuperação de fissuras e corrosão, e ainda instalação de guarda-corpos nos passeios para pedestres. Na segunda, a Novacap reforçou a estrutura com fibra de carbono e adicionou cabos de protensão, permitindo aumentar a resistência do concreto da ponte.
Ao atravessar a ponte Honestino Guimarães, chama atenção a grandeza arquitetônica que se ergue sobre as águas do Lago Paranoá. Cada fissura reparada conta uma história de cuidado com a vida de Brasília, garantindo que a ponte, que por décadas testemunhou o ir e vir da cidade, continue a ser um elo firme entre margens, preservando sua essência e utilidade.
*Com informações da Novacap
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!