TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Adasa E SLU visitam local onde será a nova Unidade De Recebimento De Entulho - URE

Visita ao local da nova unidade de recebimento de entulho (URE) - Foto Adasa / Divulgação Planejamento de longo prazo e modelo circular de r...

Visita ao local da nova unidade de recebimento de entulho (URE) - Foto Adasa / Divulgação

Planejamento de longo prazo e modelo circular de resíduos


Na manhã desta sexta-feira (21/06), a Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) visitaram o local onde será construída a nova Unidade de Recebimento de Entulho (URE) do Distrito Federal, um passo em direção ao desenvolvimento cada vez mais sustentável da capital.

A superintendente de resíduos sólidos da Adasa, Elen Dania, destacou que a atual URE, localizada na Estrutural, tem um tempo de vida útil que se encerra em 2027 e para garantir a continuidade do serviço, é necessário planejar e construir uma nova unidade de recebimento de resíduos de entulho e materiais volumosos, principalmente os provenientes da construção civil.
 
“O local escolhido para a construção da nova URE tem aproximadamente 60 hectares e é ideal para a construção de um espaço moderno e planejado, com capacidade ampla de processamento, especialmente em relação à reciclagem de resíduos. Isso permitirá um índice maior de aproveitamento, valorização e redução do aterramento desses insumos, produzindo mais materiais agregados e reciclados que podem ser usados em áreas da construção civil”, explicou a superintendente.
 
De acordo com Sílvio Vieira, diretor-presidente do SLU, a nova URE tem uma importância muito grande para Brasília. "A URE da Estrutural recebe cerca de 6 mil toneladas de resíduos da Construção Civil todos os dias. A transferência desse material para uma área planejada e organizada, onde 96% do resíduo será aproveitado, é uma vitória significativa para a Brasília e o Governo Federal”, destacou.

Para o diretor da Adasa, Apolinário Rebelo, este é um projeto estratégico de longo prazo. “Nosso objetivo é criar uma área planejada especificamente para o recebimento de resíduos pelos próximos 50 anos. Em outras palavras, queremos transformar essa questão ambiental delicada em um projeto estratégico duradouro. A longevidade do aterro está, portanto, ligada à nossa capacidade de reaproveitamento desses resíduos”, arrematou.

Por isso, a nova URE será uma unidade concebida com um modelo circular de resíduos, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável e eficiente no manejo de resíduos no Distrito Federal.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil