"Contrato Firmado para Estender a Linha a Partir do Terminal Samambaia" O Metrô-DF avança em direção ao futuro, com a assinatura d...
"Contrato Firmado para Estender a Linha a Partir do Terminal Samambaia"
O Metrô-DF avança em direção ao futuro, com a assinatura do contrato para a expansão da linha 1 a partir do Terminal Samambaia. Com investimento robusto de quase R$ 320 milhões, a obra, estimada em quatro anos e cinco meses, promete adicionar 3,6 km de trilhos, abrindo caminho para duas novas estações próximas à UPA e ao Centro Olímpico. O projeto, que beneficiará uma comunidade de 10 mil pessoas, marca um passo significativo na melhoria do transporte público no Distrito Federal.
A partir do atual Terminal Samambaia, expansão da linha 1 será de 3,6 km | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília |
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) assinou, nesta segunda-feira (4), o contrato com o consórcio CG – JFJ, que, formado pelas empresas CG Construções Ltda e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas, é vencedor da licitação para as obras de expansão da linha 1 no trecho Samambaia. O extrato do contrato foi publicado na edição desta terça (5) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Estimado em R$ 319.751.557,44, o contrato tem duração de quatro anos e cinco meses – do dia 4 deste mês a 4/8/2028 – e prevê a elaboração de projeto executivo e a execução das obras civis. Os recursos são do Governo do Distrito Federal (GDF) e da Caixa Econômica Federal, por meio de convênio estabelecido no âmbito do programa PAC Mobilidade.
A próxima etapa é a assinatura da ordem de serviço, quando se inicia o processo de estudos e detalhamentos para o projeto da obra. O prazo para apresentar o projeto executivo final é de seis meses a partir da assinatura da ordem de serviço.
A expansão da linha 1 no trecho de Samambaia será de 3,6 km, a partir do atual Terminal Samambaia. No trajeto, serão construídas duas estações nas proximidades da unidade de pronto atendimento (UPA) e do Centro Olímpico.
Também há previsão de construir uma subestação retificadora e implantar sistemas fixos referentes à expansão. As obras, que vão beneficiar uma população de 10 mil pessoas, têm a duração prevista de quatro anos.
*Com informações do Metrô-DF
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!