"Autoridades e população unem forças em todo o país para combater o Aedes aegypti e prevenir a propagação da doença" Gestores, pr...
"Autoridades e população unem forças em todo o país para combater o Aedes aegypti e prevenir a propagação da doença"
Gestores, profissionais de saúde e cidadãos de todas as regiões do Brasil se unem neste sábado (2) para um esforço coletivo no combate à dengue, no Dia D de Mobilização Contra a Dengue. Com a participação de ministros, governadores, prefeitos e agentes de saúde, a ação visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da eliminação dos focos do mosquito transmissor. Em um esforço conjunto, todos se mobilizam por cerca de dez minutos para realizar atividades simples que podem evitar a proliferação do Aedes aegypti em suas comunidades.
Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil
Gestores estaduais, municipais, profissionais da saúde de todo o país realizam, neste sábado (2) atividades para mobilizar a sociedade para a importância da prevenção da dengue e da eliminação dos focos do Aedes aegpty, no Dia D de Mobilização Contra a Dengue.
A ação tem a participação maciça de agentes de saúde, ministros, governadores, prefeitos e secretários para serem porta-vozes no combate ao mosquito.
A ideia é que o período de dez minutos é tempo suficiente para garantir que caixas d´água estejam bem fechadas, para jogar areia nos vasos de planta, garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.
Ações
De acordo com o Ministério da Saúde, as ações do Dia D, em alguns estados, podem ser conferidas abaixo:
Alagoas: atividades para orientação da população sobre medidas preventivas e eliminação de criadouros do mosquito.
Bahia: visita aos imóveis nas comunidades com maior incidência de dengue para vistoriar e promover a limpeza e orientar a população.
Ceará: blitz educativa com panfletagem, visita a residências, identificação de criadouros.
Distrito Federal: mobilização no bairro Sol Nascente, na Ceilândia, com vistorias domiciliares, entre outras ações. Em sua oitava edição, ação promovida pelo GDF une forças com a mobilização nacional de enfrentamento à doença que ocorre neste sábado (2) em todo o país
Espírito Santo: ação de limpeza e recolhimento de entulhos, visita às residências e estabelecimentos comerciais para identificação de criadouros.
Goiás: visitas domiciliares e manejo ambiental, atendimento médico, orientações à população. A mobilização nacional contra a dengue movimentou várias cidades goianas, neste sábado (02/03).
Maranhão: atividades de educação e conscientização para o combate ao mosquito, blitz educativa.
Paraíba: pit stop de conscientização e orientação, ação educativa nas escolas.
Piauí: mutirão de limpeza nas ruas, com orientações para prevenção ao mosquito aos profissionais de saúde e população.
Rio de Janeiro: atendimentos e orientações de prevenção contra o mosquito, visita aos bairros verificando focos do mosquito e limpeza.
Rio Grande do Norte: ações de treinamento da população é para vistoria e identificação de focos do mosquito e prevenção dos criadouros.
Rio Grande do Sul: ação de reforço nos bairros para vistoria dos agentes e prevenção.
São Paulo: Mobilização convocou secretarias estaduais, Defesa Civil, Exército e prefeituras em ação de conscientização contra as arboviroses.
Sergipe: atividades na unidade de saúde.
Tocantins: mutirão de visitas domiciliares.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, está no município de Serra (ES), neste sábado (2), para o Dia D de Mobilização Contra a Dengue.
A visita da ministra à Unidade Regional de Feu Rosa, no município capixaba, será transmitida no Youtube do Ministério da Saúde.
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!