"Jovem catarinense de 17 anos alcança o pódio no snowboard cross e deixa legado para o esporte brasileiro" Após uma manhã de compe...
"Jovem catarinense de 17 anos alcança o pódio no snowboard cross e deixa legado para o esporte brasileiro"
Após uma manhã de competições intensas em Gangwon, na Coreia do Sul, neste sábado (20), o Brasil celebra um feito histórico nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de 2024. Zion Bethonico, um talentoso snowboarder catarinense de apenas 17 anos, conquistou a terceira posição na prova de snowboard cross, assegurando a primeira medalha do país na história das Olimpíadas de Inverno, tanto para adultos quanto para jovens.
Zion Bethonico após recebimento da medalha de Bronza | Foto: Marina Ziehe/COB
Publicado em 20/01/2024 - 14:58 Por Igor Santos - Repórter da TV Brasil - Rio de Janeiro
Depois da primeira manhã de disputas em Gangwon, na Coreia do Sul, neste sábado (20), o Brasil agora tem motivos para lembrar com carinho dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de 2024.
O catarinense Zion Bethonico (foto), de 17 anos, terminou em terceiro lugar na prova do snowboard cross e conquistou a primeira medalha do país na história das Olimpíadas de Inverno - sejam adultas ou para jovens.
“Finalmente, uma medalha da qual eu posso me orgulhar. O plano é continuar com foco, seguir competindo forte e agora pegar um ouro nos Jogos Olímpicos adultos”, disse Zion, em declaração dada ao site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Na primeira fase da competição, o brasileiro realizou cinco descidas. Ao fim da etapa classificatória, ele tinha a quinta melhor somatória de pontos. Na fase seguinte, ele desceu ao lado de outros três competidores, terminando em segundo e avançando à final. Na decisão, ficou atrás apenas do francês Jonas Chollet (ouro) e do canadense Anthony Shelly (prata).
Dedicatória
Zion dedicou o resultado ao irmão, Noah, que esteve ao lado dele durante a competição e inclusive participou dos Jogos de Inverno da Juventude de Lausanne, em 2020, também no snowboard cross.
"Durante a competição, depois de todas as minhas descidas, ele subiu comigo na gôndola fazendo uma revisão do percurso, procurando me ajudar a melhorar a cada nova bateria. Essa medalha é para ele que é quem sempre esteve mais próximo”, afirmou Zion.
“Finalmente uma medalha que eu realmente me orgulho” - BETHONICO, Zion.O craque falou sobre a alegria de conquistar o 🥉 para o 🇧🇷 e contou qual foi seu diferencial na disputa.Confere aí 👇 pic.twitter.com/SKl8qkHuPu— Time Brasil (@timebrasil) January 20, 2024
O sábado reservou outras estreias para brasileiros em Gangwon. No curling, a equipe do Brasil foi derrotada pela Coreia do Sul. Ainda restam mais seis jogos para o time.
Na patinação velocidade - pista curta - Lucas Koo chegou à semifinal, terminando na 21ª posição.
Já no biatlo - que une esqui e tiro esportivo - Mariana Silva acabou em 93º.
Edição: Kleber Sampaio
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!