Primeira edição do ano do Sistema de Seleção Unificada oferece oportunidades em 127 instituições públicas, com destaque para universidades f...
Primeira edição do ano do Sistema de Seleção Unificada oferece oportunidades em 127 instituições públicas, com destaque para universidades federais.
Na próxima segunda-feira (22), terá início o período de inscrições para a primeira edição de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com mais de 264 mil vagas disponíveis em cursos de graduação, a iniciativa abrange 127 instituições públicas de ensino superior em todo o país. A edição deste ano conta com a adesão de 29 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica e o Colégio Dom Pedro II, ampliando as opções para os candidatos. As inscrições seguem até 25 de janeiro, e os candidatos podem concorrer com a nota do Enem 2023.
Publicado em 19/01/2024 - 11:17 Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - Brasília
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 começarão na próxima segunda-feira (22) e poderão ser realizadas até 23h59 de 25 de janeiro.
Este processo seletivo oferta vagas em cursos de graduação, em todo o Brasil, disponibilizadas por instituições públicas de educação superior participantes do sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), como universidades e faculdades. O Sisu também disponibiliza vagas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Ao todo, nesta primeira edição do Sisu 2024, serão disponibilizadas 264.360 vagas, em 127 instituições pública de educação superior participantes do programa, nos níveis federal, estadual e municipal. A lista com o número de vagas do Sisu 2024 por instituição pode ser conferida no site.
Inscrições
Para concorrer a uma vaga no curso escolhido, o candidato deverá fazer a inscrição gratuitamente diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com login e senha para acesso ao portal Gov.br do governo federal.
Podem se inscrever eletronicamente todos que participaram da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que obtiveram nota na prova de redação maior do que zero.
O sistema do Sisu fará a seleção dos estudantes com base na nota obtida na última edição do exame, até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.
Os participantes do Enem na condição de treineiro (que ainda não finalizaram o ensino médio no ano do exame) não podem utilizar suas notas para ingressar na universidade.
No ato da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil e escolhe até duas opções de curso, entre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de escolha durante todo o período de inscrições. Mas, a inscrição válida será a última registrada no sistema.
Vagas
A maioria das vagas ofertadas é de instituições federais (universidades e institutos). Nesta primeira edição de 2024 do Sisu, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a que mais oferece vagas (9.240 vagas). Em seguida, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750 oportunidades.
Entre as instituições públicas estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem o maior número de vagas, com quase 6 mil vagas. O segundo lugar ficou com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 4.215; e o terceiro, com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que oferecerá 2.610.
A única instituição municipal de educação superior participante do programa é a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama), no Paraná, com 86 vagas.
Rede Federal
Em 2024, o Sisu teve a adesão de 29 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Dom Pedro II, que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Na oferta vagas em cursos de graduação, se destacam o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com 5.520 vagas; do Ceará (IFCE), com 5.342; e da Paraíba (IFPB), 3.290.
Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.
Cronograma
De acordo com o MEC, o resultado da chamada regular dos inscritos no Sisu 1/2024 será divulgado pelo Ministério da Educação em 30 de janeiro.
No dia seguinte (1º/2) até 7 de fevereiro, os selecionados deverão realizar as matrículas nas respectivas instituições com a apresentação da documentação necessária.
Mais Detalhes:
Adesão da Rede Federal:
Em 2024, o Sisu recebeu a adesão de 29 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Dom Pedro II, fortalecendo a oferta de vagas em cursos de graduação. Destacam-se o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com 5.520 vagas; Instituto Federal do Ceará (IFCE), com 5.342; e Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com 3.290 oportunidades.
Inscrições e Seleção:
As inscrições podem ser realizadas até 25 de janeiro, diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os candidatos devem ter participado do Enem 2023 e obtido nota maior que zero na prova de redação. A seleção é baseada nas notas do último Enem, e os participantes podem escolher até duas opções de curso.
Instituições Destacadas:
Na edição de 2024, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera com 9.240 vagas, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788, e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750 oportunidades. Entre as instituições estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) oferece quase 6 mil vagas.
Cronograma:
O resultado da chamada regular será divulgado em 30 de janeiro, e as matrículas ocorrerão de 1º a 7 de fevereiro. A lista de espera estará aberta de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.
O Sisu é uma oportunidade para milhares de estudantes brasileiros ingressarem no ensino superior e contribui para a democratização do acesso à educação de qualidade. Para informações adicionais, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161 e o site oficial do Sisu.
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!