TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

"Governo Federal Lança Estratégia Nacional para Impulsionar Tecnologia BIM na Construção de Obras Públicas"

"Criação da Estratégia BIM-BR faz parte da Nova Indústria Brasil e visa acelerar a transformação digital no setor da construção, reduzi...

"Criação da Estratégia BIM-BR faz parte da Nova Indústria Brasil e visa acelerar a transformação digital no setor da construção, reduzindo custos e prazos."


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina um decreto que institui a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM (Modelagem de Informação da Construção), uma iniciativa que busca impulsionar o uso da tecnologia BIM na construção de obras públicas. Essa estratégia, integrada à Nova Indústria Brasil, tem como objetivo promover a transformação digital no setor da construção, resultando em eficiência, redução de custos e tempo de obras, além de contribuir para a descarbonização do setor.


Governo vai impulsionar tecnologia digital da construção para grandes obras - Foto: Divulgação/CNI/José Paulo Lacerda
Governo vai impulsionar tecnologia digital da construção para grandes obras - Foto: Divulgação/CNI/José Paulo Lacerda

Por Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina, nesta segunda-feira (22/01), decreto que cria a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM (Modelagem de Informação da Construção). O objetivo é impulsionar o uso da tecnologia BIM no Brasil, um conjunto de softwares e ferramentas que promove a transformação digital no setor da construção, resultando em redução de custos e de tempo de obras, além de contribuir para a descarbonização do setor de construção.

A Estratégia BIM-BR faz parte das ações da Nova Indústria Brasil, com o propósito de fortalecer as cadeias produtivas nacionais de construção e obras de infraestrutura com o uso de sistemas construtivos digitais. Além disso, a estratégia também está prevista no Novo PAC, que prevê o uso do BIM em obras estratégias.

O uso do BIM em obras públicas é uma das três grandes ações da Estratégia BIM-BR, que vai estruturar o setor público para uso da modelagem, em conformidade com a nova lei de licitações e contratos.

A segunda ação terá como foco a capacitação e formação profissional em BIM, aproximando a política educacional às necessidades de transformação digital da construção civil, buscando a adequação da grade curricular dos cursos das engenharias em nível de graduação, pós-graduação e ensino profissionalizante.

Além disso, a estratégia apoiará o desenvolvimento de novas aplicações em BIM, fomentando a concorrência e criando condições para que mais desenvolvedores alcancem o mercado de softwares de modelagem de informação da construção.

COMITÊ GESTOR — O Comitê Gestor da estratégia será presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e composto por representantes da Casa Civil e dos ministérios das Cidades, da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Defesa; da Educação; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; de Portos e Aeroportos; e dos Transportes.

O QUE É O BIM — BIM é a sigla em inglês para " Building Information Modelling " – em português: Modelagem de Informação da Construção . Trata-se conjunto integrado de processos e tecnologias que permite criar, utilizar, atualizar e compartilhar, colaborativamente, modelos digitais de uma construção, de forma a servir potencialmente a todos os participantes do empreendimento durante todo o ciclo de vida da construção.

Em termos simples, é uma "construção virtual" antes da efetiva execução da obra. Inclusive, é possível simular a pegada de carbono decorrente da implementação de cada projeto, permitindo a comparação dos impactos ambientais de maneira facilitada.

A tecnologia é um conjunto de softwares e ferramentas que permitem a criação, utilização, atualização e compartilhamento de modelos digitais de construções, de forma colaborativa entre todos os participantes do empreendimento.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil