TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

"Contran Autoriza Cadastro de Programas Locais no Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito"

"Resolução do Contran possibilita a inclusão de órgãos locais, setor privado e associações no Pnatrans para 2024-2033" O Conselho ...

"Resolução do Contran possibilita a inclusão de órgãos locais, setor privado e associações no Pnatrans para 2024-2033"


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução 1.004/2023 no Diário Oficial da União, permitindo que órgãos locais, representantes do setor privado e associações cadastrem suas ações no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) para o período de 2024 a 2033. A medida visa promover transparência e engajamento, possibilitando que a sociedade acompanhe de perto as ações para melhorar a segurança viária e atingir a meta de redução de mortes no trânsito em 50% nos próximos 10 anos.


Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução 1.004/2023, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), permite que órgãos locais de trânsito, representantes do setor privado e associações de classe e sociedade organizada possam cadastrar suas ações dentro do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) para o período de 2024 a 2033.
O plano tem como objetivo promover ações para melhorar a segurança viária e reduzir as mortes no trânsito em todo o país. A meta é diminuir pela metade, em 10 anos, o índice de mortes no trânsito por 100 mil habitantes em relação ao índice de 2020.

Com a resolução, as ações do Pnatrans ganham transparência e dão à sociedade uma nova ferramenta para acompanhar a implantação das propostas. “Agora, os dados locais de sinistros serão divulgados, para que a população possa cobrar dos municípios e estados ações efetivas para reduzir a mortalidade no trânsito”, afirmou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

A resolução do Pnatrans marca o engajamento da jornada coletiva em direção a vias mais seguras e sustentáveis com a preservação de vidas, além de estabelecer interfaces com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao simplificar, monitorar com mais eficácia e oferecer flexibilidade para adaptação a realidades locais, cria-se um alicerce sólido para a segurança no trânsito no Brasil.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil