TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Aumento Exponencial: Matrículas em Cursos Técnicos nas Escolas Estaduais de Goiás Crescem Mais de 150%

Rede pública estadual de Educação de Goiás comemora expressivo aumento nas matrículas de cursos técnico-profissionalizantes, passando de 3.3...

Rede pública estadual de Educação de Goiás comemora expressivo aumento nas matrículas de cursos técnico-profissionalizantes, passando de 3.319 para 8.490 estudantes em 2024. A oferta de turmas e o programa Jornada para o Futuro são apontados como impulsionadores desse crescimento.


O estado de Goiás experimenta um salto significativo nas matrículas de estudantes em cursos técnicos-profissionalizantes, registrando um crescimento superior a 150%. Impulsionadas pela ampliação de turmas e pelo programa Jornada para o Futuro, as escolas estaduais oferecem 15 cursos que preparam os estudantes para o mercado de trabalho.


Número de estudantes matriculados em cursos da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual de Educação registra aumento superior a 150% (Foto: Seduc/GO)
Número de estudantes matriculados em cursos da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual de Educação registra aumento superior a 150% (Foto: Seduc/GO)

Por Juliana Carnevalli - Agência Cora Coralina

A rede pública estadual de Educação de Goiás registrou um aumento superior a 150% no número de estudantes matriculados em cursos técnico-profissionalizantes. O total de matrículas nos 15 cursos da Educação Profissional e Tecnológica ofertados nas escolas estaduais passou de 3.319 no ano letivo de 2023 para 8.490 em 2024.

“Para atender a essa demanda, a rede estadual ampliou a oferta de turmas destinadas a formação técnica, passando de 146 em 2023 para 242 em 2024”, explica o gerente de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), Andrei Pires.

O programa Jornada para o Futuro, uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é um dos responsáveis pelo crescimento no número de matrículas.

Desenvolvida de forma piloto em 14 Centros de Ensino em Período Integral, a iniciativa levará cursos de Desenvolvimento Web e CyberSegurança aos estudantes do ensino médio em tempo integral a partir do ano letivo de 2024.

A rede estadual oferta ainda outros 14 cursos técnicos aos estudantes de ensino médio em 75 escolas estaduais, nas áreas de Informática; Química; Administração; Dança; Instrumento Musical; Teatro; Alimentos; Comércio; Contabilidade; Marketing; Logística, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos e Vendas.

Andrei Pires ressalta que a formação dos estudantes matriculados nesses cursos ocorre de forma concomitante à educação básica, possibilitando a qualificação profissional no decorrer das três séries do ensino médio.

“Além de formação geral básica, que oportuniza a esse estudante a continuidade dos seus estudos, os cursos oportunizam a entrada no mundo do trabalho. Eles (estudantes) já saem com uma formação técnica-profissional”, esclarece o gerente.

Matrícula


Apesar do crescimento no número de matrículas, ainda há vagas na Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual. O aluno de ensino médio interessado deve procurar uma das 75 escolas que ofertam os cursos para obter informações, verificar se há vaga e efetuar a matrícula.

A lista completa das escolas e dos respectivos cursos ofertados pode ser consultada no site da Secretaria da Educação.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil