Ministro Paulo Pimenta (Foto Agência Brasil) “Todos os anos nós vamos abrir 1 milhão de vagas”, disse Paulo Pimenta. Segundo ele, as cidades...
Ministro Paulo Pimenta (Foto Agência Brasil) |
“Todos os anos nós vamos abrir 1 milhão de vagas”, disse Paulo Pimenta. Segundo ele, as cidades que receberão o programa e o número de vagas em cada uma delas já foram definidos
Por Brasil 24/7
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciou neste domingo (31) à TV 247 que a partir de março de 2024, o governo Lula (PT) abrirá 1 milhão de vagas por ano para crianças em escolas de tempo integral, pretendendo alcançar 3,6 milhões de vagas até 2026. Segundo relatou o ministro, escolas de tempo integral são a principal demanda das mulheres que chefiam famílias, principalmente nas periferias.
“Isso virou hoje uma questão-chave para a vida dela, porque ela deixa a criança no colégio de manhã e como é que ela vai trabalhar o dia inteiro? Quem é que busca a criança ao meio-dia? Como é que resolve o almoço? Aí tem o problema da segurança. Durante a tarde ela não sabe onde está o seu filho, sua filha. Então ela trabalha de turno ou não trabalha, ou algum adolescente da família vai ter que deixar de trabalhar para buscar o irmão mais novo”.
Diante deste cenário, o governo federal vai criar vagas para ensino em tempo integral. Os estudantes terão acesso, além das aulas, à prática de esportes e cultura. Pimenta também antecipou que as cidades que receberão o programa e a quantidade de vagas por município já estão definidas. O ministro ainda lembrou do programa que vai garantir a partir de 2024 uma bolsa de permanência dos estudantes no Ensino Médio. “É outro programa importantíssimo. Hoje nós temos um altíssimo índice de evasão do Ensino Médio. O jovem de periferia chegar ao Ensino Médio hoje é uma enorme vitória, mas se ficar até o final, ele vai ter um ‘pé de meia’.
Esse é o nome do programa: “Pé de Meia”, que vai acumulando. No primeiro ano ele pode tirar um pouquinho, no segundo, e no terceiro ele recebe o dinheiro, que é um ‘pé de meia’ para ele ir para uma faculdade ou enveredar por outro caminho”. Ele citou também a criança de 100 novos institutos federais em 2024, “e vamos fazê-los voltados para o Ensino Médio integrado, que tu sai com uma profissão. Vamos investir muito pesado na formação profissional no nível médio. Isso dialoga diretamente com a juventude e consegue criar um profissional pronto para o mercado de trabalho, que está exigindo e pedindo esse profissional”.
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!