William Waack constata incapacidade de Lula de governar o país Em coluna no Estadão, jornalista critica indecisões do presidente em assuntos...
William Waack constata incapacidade de Lula de governar o país
Em coluna no Estadão, jornalista critica indecisões do presidente em assuntos-chave para o Brasil
A demora na tomada de decisões tem marcado o terceiro mandato de Lula, o que tem gerado um alto custo para seu governo e para o país | Foto: Ricardo Stuckert / PR
A forma como o president Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem protelado em questões importantes está custando caro para seu governo e para o país. É o que afirma o jornalista William Waack, em coluna no jornal O Estado de S. Paulo.
De acordo com o jornalista, a demora do presidente em escolher nomes para cargos, cumprir acordos políticos e definir diretrizes para as políticas públicas revela cálculos equivocados. “E se traduz em incapacidade decisória”, acrescenta.
Essas indecisões pioram as expectativas do mercado e o funcionamento de instituições, como do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Ministério Público Federal (MPF).
Efeitos na economia
Um exemplo recente dessa indecisão, segundo Waack, foi a demora de Lula em entregar a Caixa Econômica Federal ao centrão — o que o petista reconhecia ser uma situação inevitável.
Além disso, o presidente atrasou a tramitação de pautas importantes para a política econômica,
Outra episódio ocorreu na revisão da meta fiscal. Esse adiamento pelo presidente teve sérias implicações nas expectativas do mercado.
O equilíbrio das contas públicas exige alcançar uma receita elevada em curto prazo, para sustentar os compromissos de gastos públicos que Lula não estava disposto a abrir mão.
Outros exemplos de demora
Mais um exemplo da demora de Lula é o atraso nas nomeações de caráter político, que há muito tempo haviam sido agendadas, como a escolha de um novo ministro para substituir Rosa Weber no STF e a sucessão de Augusto Aras como procurador-geral da República.
Para políticos de diversos partidos e integrantes da cúpula do Judiciário, a demora de Lula em encontrar nomes para cargos e definir diretrizes para políticas públicas revelam uma incapacidade de tomar decisões | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula também tem demorado em atender a pedidos de nomeações de diretores de agências reguladoras, feitos especialmente pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Essa morosidade tem tornado o presidente ainda mais vulnerável no Senado e tem facilitado mais a organização da oposição do que na Câmara.
Como a coluna do Estadão conclui, esperar as coisas acontecerem e se resolverem por si pode ser uma forma de decisão. Porém, segundo Waack, parece que essa estratégia não está sendo benéfica para Lula.
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!