Acordo de cooperação promove integração entre Seape-DF e PMDF Portaria publicada no DODF desta quarta-feira (13) vai permitir a realização d...
Acordo de cooperação promove integração entre Seape-DF e PMDF
Portaria publicada no DODF desta quarta-feira (13) vai permitir a realização de ações mais ágeis e eficientes entre as duas instituições
Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno
Foi publicada nesta quarta-feira (13) a Portaria Conjunta nº 01, de 31 de agosto de 2023, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) em parceria com o Comando Geral da Polícia Militar do DF, que dá orientações para a integração entre as polícias Militar e Penal em prol das atividades de interesse comum, à prevenção e à repressão da criminalidade nos seus diversos âmbitos.
A Secretaria de Administração Penitenciária anseia a médio e curto prazo estabelecer parcerias como esta, através da Polícia Penal, com as demais forças de segurança e participar na construção de polícias mais coesas e integradas, evitando e coibindo o crime de uma forma geral
A primeira abordagem da portaria foi a respeito do compromisso colaborativo de intercâmbio entre os bancos de dados do sistema PPDFWEB, da Polícia Penal, e o Gênesis, da Polícia Militar, bem como as responsabilidades de cada força para que as ações policiais previstas no documento sejam realizadas de uma maneira ágil e eficiente.
Os sistemas
O PPDFWEB é um novo serviço criado para consumir dados dos diversos sistemas internos de administração penitenciária. Com isso, a priori, a PMDF terá acesso, em tempo real, às informações de custodiados e egressos do sistema prisional que porventura forem abordados em operações de rotina.
A ferramenta visa aperfeiçoar o uso da tecnologia da informação e comunicação, a partir do desenvolvimento das ferramentas necessárias, para que o acesso às informações ocorra de forma ampla e segura. E uma das diretrizes definidas como fundamentais para o sucesso da estratégia é a segurança da informação, a fim de proteger dados institucionais, bem como o valor que possuem.
Já o Gênesis foi definido pela corporação militar como um sistema computadorizado que apresenta elementos inter-relacionados para a coleta, cadastro, armazenamento, distribuição e processamento de dados relacionados a operações e atendimentos policiais e tem a finalidade de facilitar o controle, planejamento e análise de processos decisórios de níveis tático e estratégicos.
Por fim, a Secretaria de Administração Penitenciária anseia a médio e curto prazo estabelecer parcerias como esta, por meio da Polícia Penal, com as demais forças de segurança e participar na construção de polícias mais coesas e integradas evitando e coibindo o crime de uma forma geral.
*Com informações da Seape-DF
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!