TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

O CHATBOT da Defensoria Pública já está funcionando para dar o melhor atendimento a população

Nova ferramenta tira dúvidas sobre assistência jurídica gratuita Projeto da Defensoria Pública do Distrito Federal moderniza acesso à inform...

Nova ferramenta tira dúvidas sobre assistência jurídica gratuita

Projeto da Defensoria Pública do Distrito Federal moderniza acesso à informação sobre processos e atendimentos da instituição


Agência Brasília* | Editor: Igor Silveira


A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) tem mais um canal de comunicação com a população. Trata-se do novo chatbot da instituição, primeiro produto lançado pelo Laboratório Júnior de Inovação e Tecnologia, da Escola de Assistência Jurídica (Easjur), em parceria com a Subsecretaria de Inovação, Tecnologia da Informação e Comunicação (Sitic).

O sistema é mais uma forma de a população em situação de vulnerabilidade entrar em contato com a Defensoria, além de trazer outros benefícios, como o desafogo do fluxo de atendimentos presenciais realizados nos núcleos de assistência jurídica (NAJs).

O sistema é mais uma forma de a população em situação de vulnerabilidade entrar em contato com a Defensoria Pública | Foto: Divulgação/DPDF

Para o defensor público que coordena o Comitê de Tecnologia, Inovação e Inteligência Digital Defensorial, Alberto Amaral, o chatbot vai revolucionar a comunicação da DPDF com o público externo. “Esse é um produto que modifica a forma com que a instituição se comunica. É o início de um tipo de atuação que envolve conhecimentos de internet, além de aproximar a população em situação de vulnerabilidade dos serviços oferecidos”, explicou.

O subsecretário de Inovação, Tecnologia da Informação e Comunicação da DPDF, Waldir Ferreira Júnior, vê a adoção do assistente virtual como uma modernização dos atendimentos da DPDF. “Será uma forma de complementar o serviço que já é prestado pela Central de Relacionamento com os Cidadãos [CRC], de orientar e informar as pessoas sem que elas precisem se deslocar a um núcleo da Defensoria”, ressaltou.

O assistente virtual possibilita aos interessados tirar dúvidas sobre o início de um processo judicial, ações em andamento, serviços da DPDF, registrar elogios ou reclamações e solicitar atendimento de vítimas de violência doméstica. Além disso, se as questões não forem esclarecidas, é possível optar pela assistência de um atendente humano.

Na última semana, a DPDF divulgou a imagem da nova mascote da instituição. Foi realizada uma enquete nas redes sociais para a eleição do nome da assistente virtual. Os internautas puderam escolher entre três opções: Sofia, Tainá ou Cora, tendo sido este último nome o mais votado.

Laboratório Júnior de Inovação e Tecnologia


O Laboratório Júnior de Inovação e Tecnologia oferece vagas de estágio para universitários de tecnologia da informação, que viabilizarão o desenvolvimento de tecnologias institucionais em busca da otimização do atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade no DF. O programa promove aulas teóricas e práticas, a fim de auxiliar na produção de novos softwares.

A iniciativa amplia o Programa de Interação Acadêmica da DPDF, que conta com as maiores faculdades e instituições de ensino da área jurídica. O projeto é um sucesso e tem diversos professores, ampliando a discussão acerca de um novo cenário para o sistema de justiça e efetivando a participação dos alunos em atividades articuladas com as universidades, em busca da valorização dos futuros profissionais.

*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF)

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil