GDF sanciona outorga à CEB para prestação de serviços de iluminação pública A lei dá direito à companhia ser a concessionária direta ou medi...
GDF sanciona outorga à CEB para prestação de serviços de iluminação pública
A lei dá direito à companhia ser a concessionária direta ou mediante subsidiárias, o que permitirá investimentos para a implantação de 100% de lâmpadas LED no DF
Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno
O governador Ibaneis Rocha sancionou, na manhã desta quarta-feira (5), a lei que prevê a outorga, mediante concessão direta ou por meio de subsidiárias, à Companhia Energética de Brasília (CEB) para a prestação de serviços de iluminação pública no Distrito Federal. A subsidiária será a CEB Iluminação Pública (CEB Ipes).
“Com esse trabalho, a CEB Ipes fará investimentos no sentido de aprimorar, modernizar e, o mais importante, trocar 100% da iluminação pública do Distrito Federal. Aquelas lâmpadas amarelas a vapor de sódio serão substituídas por lâmpadas LED, que são mais eficientes e econômicas e dão uma sensação de segurança muito maior à população” Edison Garcia, presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB)
A outorga abrange o objetivo social da CEB para a execução e viabilização da iluminação pública, bem como autoriza a companhia a movimentar os recursos oriundos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que é utilizada para o pagamento da remuneração da prestadora dos serviços e para operações de crédito destinadas à ampliação e à melhoria da infraestrutura. Isso permitirá o cumprimento da meta do governo de implantar 100% de lâmpadas LED na capital federal.
“Com esse trabalho, a CEB Ipes fará investimentos no sentido de aprimorar, modernizar e, o mais importante, trocar 100% da iluminação pública do Distrito Federal”, explica o presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia. “Aquelas lâmpadas amarelas a vapor de sódio serão substituídas por lâmpadas LED, que são mais eficientes e econômicas e dão uma sensação de segurança muito maior à população”, defende.
O objetivo é transformar o Distrito Federal no segundo maior parque de iluminação do Brasil. Hoje, a capital está atrás de São Paulo e do Rio de Janeiro. Mas deve subir com os investimentos da concessão ao expandir a iluminação para regiões como 26 de Setembro, Morro da Cruz (São Sebastião) e Sol Nascente/Pôr do Sol e nas obras de duplicação e viadutos em execução pelo Governo do Distrito Federal (GDF). “Nós vamos agregar ao parque de 370 mil lâmpadas algo em torno de 50 a 70 mil lâmpadas novas”, adianta Garcia.
Outra estratégia do governo é expandir a atuação da CEP Ipes para o restante do país. “A ideia é que a CEB Ipes seja uma grande concessionária de iluminação pública no Brasil, que ela entre em municípios brasileiros para prestar um serviço depois que ela fizer todo o seu trabalho no Distrito Federal”, acrescenta o presidente da CEB.
Segundo o texto, a empresa poderá fazer parcerias com o setor privado para o desenvolvimento de atividades inerentes, acessórias ou complementares. “Qual é o objetivo disso? Trazer experiência em algumas áreas de tecnologia, conectividade e cidade inteligente, no sentido de agregar conhecimento e melhoria de gestão da companhia”, explica.
A permissão ainda define que a concessionária deve publicar, em portal eletrônico, o relatório anual das atividades, o relatório analítico do cumprimento de metas e o detalhamento das despesas realizadas com a CID. Além disso, a cada semestre, a CEB deve apresentar à Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da CLDF os relatórios de cumprimento de metas. E, ao final de cada exercício, o relatório circunstanciado com a demonstração da execução dos serviços contratados e do cumprimento de metas.
Encaminhado pelo Poder Executivo no ano passado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o Projeto de Lei nº 3.069/2022 foi aprovado no último dia 20 no Plenário da Casa após passar por quatro comissões. A lei será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!