Profissionais da Educação se preparam para a Semana Distrital do Brincar Professores, pedagogos, monitores e coordenadores participaram, n...
Profissionais da Educação se preparam para a Semana Distrital do Brincar
Professores, pedagogos, monitores e coordenadores participaram, nesta terça (16), do Encontro de Vivências do Projeto Brincar e receberam sugestões de brincadeiras que podem ser feitas com os estudantes
Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes
“A essência da educação infantil é o brincar”. Com essa frase, a diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação (SEE), Beatriz Oliveira Costa, definiu a importância da Semana Distrital do Brincar, que terá como tema “Identidade e diversidade na educação infantil. Eu sou assim, e você, como é?”. O evento será realizado entre os dias 22 e 26 nas escolas da rede pública.
“A Semana Distrital do Brincar busca resgatar o sentimento de que a brincadeira é o ponto forte da educação infantil” Beatriz Oliveira Costa, diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação
Na manhã desta terça-feira (16), durante o Encontro de Vivências do Projeto Brincar, na Escola Parque da 313/314 Sul, cerca de 170 professores, pedagogos, monitores e coordenadores receberam sugestões de brincadeiras que poderão ser feitas com os estudantes durante a Semana Distrital do Brincar.
“O evento [Semana Distrital] busca resgatar o sentimento de que a brincadeira é o ponto forte da educação infantil”, explicou Beatriz Oliveira. Segundo ela, não há atividade desenvolvida na educação infantil que não seja pela brincadeira. “Às vezes, o educador, nas atividades do dia a dia, esquece o brincar com as crianças e fica muito mecânico. Há uma série de oportunidades dentro da escola que se pode aproveitar. Há um mundo imaginário que devemos resgatar”, completou.
O coordenador pedagógico Igor Leonardo Santos Ferreira disse que o Encontro de Vivências “é uma forma de aprender novas práticas pedagógicas e de auxiliar os professores nessa dinâmica com as crianças, sempre pensando no brincar da melhor maneira e buscando formas de adequar às crianças o que é orientado no currículo em movimento”.
O momento foi marcado por muita brincadeira e informação sobre o brincar como direito da criança. Durante o evento, foram propostas atividades lúdicas para envolver crianças, familiares e educadores. A ideia é levar novas práticas e conhecimento às unidades de ensino infantil para que sejam desenvolvidas ao longo de todo ano escolar, e não apenas durante a Semana do Brincar.
“Os profissionais tiveram vivências de brincadeiras que podem ser trabalhadas com os alunos, além de terem experimentado o prazer de estar brincando como se fossem crianças”, ressaltou a diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação.
No espaço onde foi desenvolvida a atividade, crianças observavam, curiosas, os adultos brincando. Isadora Oliveira Ramos, 10, estudante da rede pública, ficou de olho nas brincadeiras. “Na escola, eu gosto de brincar e de estudar. Eu gosto de brincar de polícia e ladrão, e também de pique-esconde. De matéria, eu gosto de matemática. E, quando eu for adulta, quero ser lutadora e professora de creche”, disse a pequena.
Sobre a Semana do Brincar
A Semana do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Todos os anos, ocorre em torno de 28 de maio, data consolidada em 1998 como o Dia Internacional do Brincar.
No Distrito Federal, a Semana do Brincar foi instituída pela Lei Distrital nº 13.257/2016, e, desde então, é realizada todos os anos, no período de 22 a 26 de maio, nas unidades que ofertam a educação infantil.
*Com informações da Secretaria de Educação
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!