Em comemoração do Dia Mundial da Água, ONU propõe que as pessoas sejam beija-flores Recentemente, tivemos inúmeros eventos climáticos extrem...
Em comemoração do Dia Mundial da Água, ONU propõe que as pessoas sejam beija-flores
Recentemente, tivemos inúmeros eventos climáticos extremos que são considerados fora dos padrões, mas não dos registros. O fato se dá em decorrência das mudanças climáticas, que estão prejudicando o ciclo da água, causando seca e excesso de chuvas. Mesmo com 12% da água do planeta, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e quase 100 milhões não dispõem dos serviços de esgoto sanitário no país, segundo painel do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS/2021). Ambos são considerados um direito humano.
Sejamos beija-flores
Em comemoração do Dia Mundial da Água — celebrado em 22 de março —, a Organização das Nações Unidas (ONU) fará a Conferência sobre a Água, entre os dias 22 e 24 de março, em New York, Estados Unidos. Com o objetivo de unir o mundo para discutir formas de solucionar a crise hídrica e de saneamento global, o principal resultado do evento será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que contará com o comprometimento de voluntários, de governos, instituições e comunidades locais.
“Acelerando Mudanças — Seja a mudança que você deseja ver no mundo” é o tema do debate este ano inspirado na fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio carregando água pelo seu bico. Trata-se de uma história que ensina a lidar com crises. Inclusive, ao falar sobre a data, a ONU alerta: “Neste exato momento, estamos diante de uma crise global de água e saneamento, ficaremos parados e olhando ou vamos agir?”
Consciência Socioambiental
Por acreditar que as novas gerações podem reverter essa realidade, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove a Consciência Socioambiental por meio de ações práticas que estimulam uma cultura de sustentabilidade. Temas ligados à preservação da Natureza e ao não desperdício dos recursos naturais, bem como ao comportamento sustentável, são desenvolvidos com o intuito de ajudar a minimizar os impactos ambientais e contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão.
Protagonismo infantojuvenil
A propósito, entre os dias 20 e 24 de março, ocorre em todo o Brasil a abertura do 20o Fórum Internacional Infantojuvenil da LBV, com o tema “Cuida da Vida, cuida da Terra e cuida de nós: somos todos Natureza!”, uma iniciativa prática da Pedagogia do Afeto*, da Instituição, em que os pequeninos são os protagonistas. O tema foi escolhido pelas próprias crianças e norteará, ao longo deste ano, uma série de atividades e ações a serem desenvolvidas nas escolas e unidades socioeducativas da Entidade.
Para saber mais sobre a atuação humanitária e sustentável da LBV, acesse o site www.lbv.org e siga @LBVBrasil nas redes sociais.
*A Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico compõem a linha educacional da Legião da Boa Vontade, criada pelo educador e dirigente da LBV, José de Paiva Netto, que norteia todo o atendimento da Entidade, com o propósito de despertar valores espirituais, éticos e ecumênicos. Atendem de maneira específica a diferentes realidades das faixas etárias.
FONTE: LBV | EDIÇÃO: TRIBUNA DO BRASIL
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!