Ucrânia tem mais de uma denúncia por dia de abusos sexuais atribuídos a soldados russos Já foram recebidos 124 relatos de violência sexual e...
Ucrânia tem mais de uma denúncia por dia de abusos sexuais atribuídos a soldados russos
Já foram recebidos 124 relatos de violência sexual em diversas cidades ucranianas nos cem primeiros dias de guerra
O Conselho de Segurança da ONU se reuniu nesta segunda-feira (6) para debater as crescentes alegações de violência sexual na Ucrânia. Na última sexta (3), o conflito iniciado no dia 24 de fevereiro completou cem dias, com mais de uma denúncia diária de abusos atribuídos a soldados da Rússia, número que tende a ser bem maior devido à subnotificação.
A representante especial da ONU para violência sexual em conflito, Pramila Patten, apresentou aos membros do Conselho de Segurança
dados da equipe de monitoramento do Ocha (Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários).
Segundo o levantamento, há 124 relatos de violência sexual registrados em diversas cidades ucranianas. Os casos estão sendo investigados, com mulheres e meninas sendo as principais vítimas.
Entretanto, Patten alertou que crimes sexuais em zonas de guerra são frequentes e massivamente subnotificados. Assim, segundo ela, os dados disponíveis representam “apenas a ponta do iceberg”.
A representante adiciona que a mobilização para impedir o crescimento de casos precisa ser imediata, independentemente da conclusão das investigações. Isso porque, segundo ela, “mesmo um caso de violência sexual é inaceitável”.
Reunião do Conselho de Segurança da ONU no Palácio das Nações, em Nova York, em abril de 2019 (Foto: UN Photo/IAEA/Eskinder Debebe)
Os Estados Unidos e a
Europa se manifestaram sobre a questão, atribuindo responsabilidade a tropas russas. “Cabe à Rússia parar o estupro, a violência e as atrocidades dentro de suas fileiras”, disse a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, segundo a agência
Al Jazeera.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, seguiu pelo mesmo caminho e denunciou o que classificou como “atrocidades” da Rússia. “Esses crimes devem ser e serão punidos. Para responsabilizar os responsáveis, precisamos de provas, e agora estamos ajudando a coletar as provas desses crimes”, disse.
Tráfico sexual
O embaixador britânico na ONU, James Kariuki, atribuiu mais um crime a Moscou. “Vimos um aumento perturbador na violência sexual relacionada a conflitos, incluindo relatos horríveis de estupro e violência sexual cometidos pelas forças armadas russas. E um aumento significativo no tráfico de pessoas”, afirmou.
Pramila Patten também alertou para os casos de tráfico humano. Ela citou o secretário-geral da ONU, António Guterres, ao afirmar que, “para predadores e traficantes de seres humanos, a guerra não é uma tragédia. É uma oportunidade”.
A representante deu exemplos de falsos voluntários que oferecem caronas a refugiadas para outros países, e as vítimas acabam nas mãos de traficantes de pessoas com o objetivo de exploração sexual.
Após ouvir as acusações, o embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, deixou a reunião e foi substituído por um vice. Antes, ele havia negado os casos. “As acusações de violência sexual contra o exército russo se tornaram repetitivas, mas nenhuma prova foi fornecida”, declarou.
FONTE: AREFERENCIA.COM | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4
UMA MARCA DO GRUPO
*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*
*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/
*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/
*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR
*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com
#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional #consultarimoveis #jornalismo
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!