O evento que aconteceu no Plenário da Câmara legislativa do Distrito Federal , na noite desta terça-feira (14), reuniu mais de 300 pessoas, sendo 94 delas, selecionadas para receberem seus certificados e moções de louvor pelos relevantes serviços prestados em prol do acesso à informação para a população do Distrito Federal.
Compuseram a Mesa o Secretário de Comunicação Municipal de Águas Lindas de Goiás, Sr. Marcos Alexandre; o Presidente da ABBP, Sr. José Ferando Vilela; o Presidente da FENACOM - Federação Nacional dos Comunicadores, Sr. Ueliton Melo; o Presidente da ASVECOM - Associação de Veículos de Comunicação Comunitária e Mídias Eletrônicas do DF, Edvaldo Brito; o Presidente da ABRAÇO-DF, Sr. Divino Cândido; e a Jornalista da TVRECORD e da Rádio Mais Brasil News, Sra. Mara Mendes.
Todos que compuseram a mesa tiveram a oportunidade de deixar o seu depoimento, não somente em relação ao reconhecimento do Dep. Hermeto, como também dos desafios, demandas, necessidades e direitos que a categoria luta para assistir centenas de profissionais que dedicam seu tempo para levar informações e notícias para a população do Distrito Federal.
Dep. Hermeto abrindo a Sessão Solene | Foto: CLDF Flickr
A começar pelo próprio Dep. Hermeto, que evidenciou a responsabilidade de cada jornalista no que tange a imparcialidade da comunicação, que deve sempre buscar informar a verdade dos fatos, sem a disseminação de "notícias falsas", buscando sempre a comprovação antecipada da notícia que pretende publicar, com a fonte ou sua origem. Como bem tratado pelo Dep. Hermeto, "Parece que hoje se clama nas redes sociais um guerra, como se fossemos inimigos, entre pessoas que gostam da direita ou da esquerda, um vai massacrar o outro, começa a execrar o outro", quando se deveria estar buscando unir o país, a cada dia se vê o país ainda mais segmentado, segregado, e isso é danoso, pois poderá levar o país a uma derrocada sem precedentes. "Depois desta eleição, não terá vencidos ou vencedores, não podemos pensar assim, e cabe a cada jornalista, dentro de sua imparcialidade, para que o país não caminhe para uma derrocada sem precedentes" segundo o Dep. Hermeto.
José Fernando Vilela | Foto: CLDF Flickr
Para o presidente da Associação de Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno, José Fernando Vilela, a categoria tem crescido, e a homenagem na CLDF mostra que o trabalho é relevante no DF. “Todo mundo aqui é empreendedor da comunicação, seja influencer, radialista, jornalista ou blogueiro. A maioria dos nossos sites se tornaram portais, agora não é mais só política, é de esporte, cultura, entretenimento, mas sem esquecer da política. Se vocês não fizessem um trabalho sério, não estariam sendo homenageados aqui hoje.”
Ueliton Melo e Esposa | Foto CLDF Flickr
O presidente da Associação Federal dos Comunicadores, Wellington Melo, ressaltou que os comunicadores fazem parte da divulgação de informações verídicas. “Enfrentamos realmente uma enxurrada de fake news e notícias que não são verdade. Aqui tem muitos sites, considero como portais de notícia bastante relevantes no Distrito Federal e que têm feito um trabalho seríssimo como fonte de notícia.”
Divino Cândido, presidente da Associação de Radiodifusão Comunitária (Abraço-DF), agradeceu a oportunidade de participar da sessão solene. “A gente não é só rádio hoje, temos site também, fazemos esse papel, não somos tão atuantes quanto os blogueiros, mas fazemos notícia através do nosso site. Estamos vivendo num país de fake news, se espalha muita coisa e é importante trabalhar com seriedade e os blogueiros de Brasília estão de parabéns.”
Edvaldo Brito da ASVECOM | Foto: CLDF Flickr
Edivaldo Brito, presidente da ASVECOM - Associação de Veículos de Comunicação Comunitária e Mídias Eletrônicas do DF destacou a participação incontestável e imprescindível da Dep. Luzia de Paula no que se refere a comunicação comunitária do DF. "Luzia de Paula comprou a briga dos jornais comunitários contra os grandes veículos, sendo escraxada, escurraçada, escarnecida e malhada na mídia, porque resolveu apresentar um Projeto de Emenda à Lei Orgânica 51 que obrigava os órgãos públicos do DF a destinarem no mínimo 10% das verbas de publicidade para todos os veículos de comunicação comunitária do DF e Entorno..." e pediu ao nobre Dep. Hermeto, ajuda no cumprimento da Lei, pois 40% da boa governabilidade são focados na comunicação, pois a transparência só é possível graças a imprensa e suas publicidades.
Anderson Miranda - Diretor Executivo TRIBUNA DO BRASIL | Foto: CLDF Flickr
Ao final foram chamados os justíssimos homenageados para receberem sua "Moção de Louvor" pelos relevantes serviços prestados à toda a população do DF, e um deles não poderia deixar de ser homenageado, o
TRIBUNA DO BRASIL, através do seu proprietário e Jornalista responsável, Anderson Miranda. "
A homenagem é justíssima, mas a categoria precisa que a Lei Orgânica nº 74 de 2014, da Dep. Luzia de Paula, seja cumprida, sem favorecimentos a uns ou a outros, mas sendo justo com a aqueles que investem e dedicam-se todos os dias para buscar atingir o maior numero de leitores e apresenta realmente resultados efetivos", desabafa o Diretor Executivo do
TRIBUNA DO BRASIL.
O TRIBUNA DO BRASIL sente-se honrado e muito feliz com este reconhecimento, e dedica esta célere homenagem aos seus mais de 7 milhões de leitores que passam mensalmente pelo portal para acessar as notícias que acontecem não somente no DF, como também no Brasil e no mundo. O nosso muito obrigado ao nobre amigo Dep. Hermeto.
EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!