Nova lista de sanções da UE inclui comandantes que atacaram Bucha e Mariupol Ao atualizar a relação de nomes, bloco destaca crimes de guerra...
Nova lista de sanções da UE inclui comandantes que atacaram Bucha e Mariupol
Ao atualizar a relação de nomes, bloco destaca crimes de guerra cometidos por militares que receberam a alcunha de "carniceiros"
Dois comandantes russos que teriam coordenado atrocidades na Ucrânia foram adicionados à lista de sanções da União Europeia (UE), cuja versão atualizada foi divulgada na sexta-feira (3). No documento, que inclui novas sanções contra funcionários do Kremlin e pessoas ligadas a Putin, os militares são apontados como os “carniceiros” de Bucha e Mariupol. As informações são da agência catari Al Jazeera.
Um deles é Azatbek Omurbekov. De acordo com o bloco econômico, o militar liderou as tropas russas enquanto “matavam, estupravam e torturavam civis” na cidade a noroeste de Kiev que ficou mundialmente conhecida por tais atrozes crimes de guerra durante a ocupação, ações que deram a ele a alcunha de o “Açougueiro de Bucha”.
Família caminha entre tanques russos destruídos em Bucha, nos arredores de Kiev (Foto: manhhai/Flickr)
O outro é o general Mikhail Mizintsev, acusado pela UE de ter supervisionado o cerco e as ofensivas que mataram milhares de civis na cidade no sul da Ucrânia que até agora é o local mais arrasado pela guerra. O bombardeio de uma maternidade e depois o ataque a um teatro que seria usado como abrigo, onde teriam morrido 600 civis, renderam a Mizintsev o apelido de “o Açougueiro de Mariupol”.
Além dos dois militares, a lista da UE, que agora passa de 1,1 mil nomes, incluiu mais de 60 pessoas. Também foram listados Elizaveta e Nikolay Peskov, filhos do porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, bem como a esposa de Peskov, a ex-campeã de patinação no gelo Tatiana Navka.
Outra adição é Alina Kabaeva, ex-medalhista olímpica em ginástica e então membro do parlamento do partido Rússia Unida, sigla aliada ao presidente Vladimir Putin. Ela já foi apontada em 2008 pelo jornal russo Moskovsky Korrespondent como namorada do chefe do Kremlin, o que foi negado por ele. O veículo fechou logo após a publicação da reportagem.
Tanto a UE quanto os EUA, que têm liderado a aplicação de sanções à Rússia, a Putin e a pessoas próximas a ele, como os oligarcas que o apoiam, entendem que a apreensão dos bens desses indivíduos deve ser convertida em confisco, sendo os valores arrecadados usados para apoiar Kiev.
O novo pacote de sanções também determinou a proibição da maioria das importações de petróleo russo para a UE. Outra medida foi a remoção do principal credor da Rússia e maior banco do Leste Europeu, o Sberbank, do sistema internacional de pagamentos SWIFT, que movimenta dinheiro entre milhares de bancos em todo o mundo.
Sanções impactam gigante da internet
A atualização da lista atingiu Arkady Volozh, presidente-executivo do Yandex – o gigante russo da internet onde bancos estatais, incluindo o Sberbank, possuem participações. Ele imediatamente deixou o cargo após ter seu nome incluído, disse a UE.
De acordo com o bloco econômico, o Yandex, que não está sujeito a sanções da UE, disseminou narrativas estatais e diminuiu a visibilidade de conteúdo crítico ao Kremlin na internet, inclusive sobre a guerra na Ucrânia.
Após o anúncio da lista na sexta, as ações da Yandex caíram até 10%. Depois, a participação da empresa se recuperou para uma perda de 6%.
FONTE: AREFERENCIA.COM | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4
UMA MARCA DO GRUPO
*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*
*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/
*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/
*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR
*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com
#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional #consultarimoveis #jornalismo
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!