Igreja Ortodoxa contesta o papa por chamar líder religioso russo de ‘coroinha de Putin’ Em entrevista a jornal italiano, sumo pontífice havi...
Igreja Ortodoxa contesta o papa por chamar líder religioso russo de ‘coroinha de Putin’
Em entrevista a jornal italiano, sumo pontífice havia contestado a passividade do Patriarca Cirilo diante do presidente russo
A Igreja Ortodoxa Russa reprovou as recentes declarações do papa Francisco, que contestou a passividade do patriarca Cirilo no que tange à guerra na Ucrânia e disse que ele “não pode se transformar no coroinha de Putin“.
As duras palavras do papa foram reveladas em entrevista ao jornal italiano Corriere Della Sera e teriam sido ditas diretamente a Cirilo, durante conversa virtual de 40 minutos que os dois religiosos tiveram que os dois tiveram em março.
“O papa Francisco escolheu um tom incorreto para transmitir o conteúdo desta conversa”, disse o Patriarcado de Moscou. “Tais declarações não devem contribuir para o estabelecimento de um diálogo construtivo entre as Igrejas Católica Romana e Ortodoxa Russa, o que é especialmente necessário no momento”.
O papa Francisco e o presidente russo Vladimir Putin
Além de revelar o teor da conversa com Cirilo, o papa disse na entrevista ao periódico italiano que tentou agendar uma encontro pessoal com Putin, mas não obteve resposta.
Moscou, por sua vez, revelou parcialmente o conteúdo do diálogo entre Francisco e Cirilo. Nele, o líder ortodoxo teria contestado a imprensa ocidental por não relatar a guerra com precisão, justificando a invasão da Ucrânia com base no fato de que cidadãos de origem russa estariam sendo perseguidos no território ucraniano, o que Kiev sempre desmentiu.
A Igreja Ortodoxa citou outro argumento usado pelo Kremlin para justificar a invasão. “O patriarca Cirilo lembrou ainda que, no final da era soviética, a Rússia recebeu a garantia de que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) não se moveria uma polegada na direção leste”, disse o Patriarcado de Moscou. “No entanto, esta promessa foi quebrada.”
Embora não esconda a posição favorável à guerra, a Igreja Ortodoxa Russa usou uma suposta declaração de Cirilo para lamentar o desenvolvimento do conflito. “Claro, esta situação está associada a uma grande dor para mim. Meu rebanho está em ambos os lados do confronto, eles são principalmente ortodoxos”, teria dito o patriarca. “Como podemos promover a pacificação daqueles que lutam com o único objetivo de alcançar a consolidação da paz e da justiça?”.
FONTE: AREFERENCIA.COM | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4
UMA MARCA DO GRUPO
*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*
*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/
*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/
*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR
*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com
#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional #consultarimoveis #jornalismo
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!