TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

TBR | Morte de 12 Generais e mais de 300 outros Oficiais comprometem Plano de Guerra russo

Mortes de oficiais de alta patente comprometem desempenho do exército russo, dizem analistas No total Moscou teria perdido mais de 300 ofici...

Mortes de oficiais de alta patente comprometem desempenho do exército russo, dizem analistas
No total Moscou teria perdido mais de 300 oficiais na guerra que começou no dia 24 de fevereiro, sendo 12 deles generais

Desde o início da guerra na Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, a Rússia já teria registrado as mortes de ao menos 12 generais no conflito, segundo informações das forças ucranianas reproduzidas pelo jornal The New York Times. Esse número elevado de baixas tende a impactar severamente no desempenho das tropas de Moscou, de acordo com analistas militares ouvidos pelo jornal independente The Moscow Times.

Para se ter ideia do que essa estatística representa, nos dez anos da guerra do Afeganistão, travada pela antiga União Soviética, morreram apenas seis generais. Trata-se de uma patente que geralmente leva 15 anos para ser conquistada e que coloca sob o comando de cada um desses oficiais dezenas de milhares de soldados.

“Cada morte de um general torna as Forças Armadas russas menos eficazes. Pode levar dias ou até semanas para substituí-los”, disse o analista militar independente Pavel Luzhin. Segundo ele, é preciso treinar os futuros comandantes, estabelecer relações com subordinados e repassar a eles os detalhes da situação militar.

A própria Rússia confirmou algumas das mortes, como a do major general Andrei Sukhovetsky, em abril. Outras, no entanto, Moscou nega, a fim de reduzir o impacto das notícias negativas sob a população russa, como parte da campanha de propaganda estatal.

Foi o caso do tenente general Andrei Mordvichev, cuja morte foi anunciada por Kiev e desmentida por Moscou através da emissora estatal Canal Um, que classificou a notícia como “falsa”.

Militares russos no desfile de 9 de maio (Foto: en.kremlin.ru)

Independente dos números reais, é fato que a Rússia tem enfrentado problema para lidar com a perda de oficiais de alta patente. De acordo com o site independente russo Mediazona, ao menos 317 oficiais russos foram mortos na Ucrânia, um terço dos quais são funcionários seniores, como majores, tenentes-coronéis e coronéis

O que ajuda a explica o número elevado de baixas nos mais altos postos do exército russo é o fato de que muitos deles têm ido ao campo de batalha com uma frequência incomum. “Se ele não obtiver informações, e os oficiais não fornecerem informações, isso aproxima os generais dos combates”, disse Sam Cranny-Evans, analista militar do think tank britânico Royal United Services Institute.

Segundo Cranny-Evans, a proximidade entre os generais e importantes figuras do Kremlin, que poderia sugerir privilégios, na verdade faz crescer a responsabilidade desses militares e acaba por deixá-los mais expostos. “Alguns generais serão amigos de Putin, ou associados do [ministro da Defesa Sergei] Shoigu e do [chefe do exército Valery] Gerasimov, em um grau em que os generais dos exércitos ocidentais não são. Então, haverá uma responsabilidade pessoal de verificar se tudo está indo bem”.

O próprio Gerasimov, terceira figura mais importante das forças armadas russas, quase foi morto na cidade ucraniana de Izyum. Informadas sobre a visita dele, as tropas ucranianas prepararam um ataque, mas chegaram um pouco tarde, de acordo com o The New York Times. Ainda assim, teriam matado cerca de 200 militares russos, entre eles um general.

“Nossa suposição de trabalho é de que ele estava lá porque há um reconhecimento de que eles ainda não resolveram todos os seus problemas”, disse um funcionário do governo norte-americano com conhecimento dos fatos e que pediu anonimato.

O major general morto em Izyum seria Andrei Simonov, encarregado do aparato bélico tecnológico da Rússia. Com ele teriam morrido outros oficiais de alta patente, que costumam acompanhar seus superiores. “Eles trabalham em conjunto com seus coronéis e majores. Então, se um general morre, geralmente significa que coronéis e oficiais também morrem”, afirmou Luzhin.

Presidente russo Vladimir Putin e o general Valery Gerasimov 

O que tem ajudado bastante a Ucrânia a atingir tal sucesso é o apoio da inteligência norte-americana. Dados fornecidos por Washington, associados ao trabalho da própria inteligência ucraniana, permitem a Kiev antecipar os movimentos do inimigo e determinar com precisão a localização dos militares russos no campo de batalha.

Segundo dois funcionários do governo norte-americano que pediram para não serem identificados, há casos de comunicação interceptada que permitiu à Ucrânia bombardear posições russas onde estavam oficiais, exatamente como ocorreu em Izyum.

O que aumenta o problema para Moscou é o fato de que os mortos geralmente são oficiais com vasta experiência de combate, tendo lutado no Afeganistão, na Chechênia, na Síria e em outras guerras envolvendo a Rússia nos últimos anos.

Tais baixas, na visão dos analistas, tende a impactar cada vez mais no desempenho das forças armadas russas na Ucrânia. “Há espaço para a perda de uma enorme quantidade de experiência”, disse Cranny-Evans. “Essas perdas serão preocupantes do ponto de vista russo”.

FONTE: AREFERENCIA.COM | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil