Coréia do Sul agora faz parte da OTAN A Coréia do Sul, através do Serviço de Inteligência Nacional (NIS) acaba de se torna o primeiro país a...
Coréia do Sul agora faz parte da OTAN
A Coréia do Sul, através do Serviço de Inteligência Nacional (NIS) acaba de se torna o primeiro país asiático a ser admitida pelo Centro de Excelência em Ciberdefesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN.
Jaak Tarien, diretor do Centro de excelência de ciberdefesa cooperativa da Otan, em apresentação no Cyber Range da Otan, em 1o de outubro de 2020 em Tallin, na Estônia
A agência de inteligência da Coreia do Sul comentou sua admissão ao grupo, observando que as ameaças cibernéticas estão causando grandes danos não apenas a indivíduos, mas também a determinadas nações e ainda transnacionalmente, o que torna crucial uma "cooperação internacional estreita.
Com sede na capital da Estônia, Tallinn, o CCDCOE foi fundado em 2008 em resposta a um ataque cibernético maciço de 2007 às redes estatais da Estônia – algo que as autoridades do país rapidamente culparam a Rússia. Autoridades em Tallinn, no entanto, admitiram mais tarde que não tinham provas conclusivas para implicar o Kremlin.
Em seu site, o CCDCOE diz que sua missão é "apoiar nossos países-membros e a OTAN com experiência interdisciplinar única no campo de pesquisa, treinamento e exercícios de defesa cibernética cobrindo as áreas de foco de tecnologia, estratégia, operações e direito". O grupo está comprometido em "promover a cooperação de nações com ideias semelhantes", tanto "aliados da OTAN quanto parceiros além da aliança.
A Coréia do Sul por ser tão ameaçada por estes ataques, acabou se especializando e se tornando a nação mais bem preparada tecnologicamente para combater estes tipos de ataques cibernéticos, principalmente vindos da Coréia do Norte.
Sua adesão a OTAN é alvo de protestos tanto de Pyongyang, como também do país vizinho China, que vislumbra a expansão da organização em sua principal área de influência, a tecnologia, e já recebeu a sua primeira ameaça pelo Partido Comunista Chinês "Se a Coréia do Sul tomar uma estrada para se tornar hostil nos confrontos com seus vizinhos, o fim da estrada pode ser aquele visto na Ucrânia".
FONTE: TRIBUNA DO BRASIL | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4
UMA MARCA DO GRUPO
*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*
*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/
*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/
*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR
*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com
#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional #consultarimoveis #jornalismo
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!