TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

TBR | Alemanha, França, Lituânia e Letônia expulsa diplomatas russos de seus países

Alemanha, França Lituânia e Letônia anunciam a expulsão de dezenas de diplomatas da Rússia Berlim classificou 40 russos como "indesejáv...

Alemanha, França Lituânia e Letônia anunciam a expulsão de dezenas de diplomatas da Rússia
Berlim classificou 40 russos como "indesejáveis", enquanto Paris expulsou 35. Massacre de civis em Bucha foi a principal justificativa

Alemanha, França, Lituânia e Letônia anunciaram na segunda-feira (4) a expulsão de dezenas de diplomatas da Rússia. O anúncio é parte da reação europeia às denúncias de um massacre de civis por tropas russas na cidade de Bucha, na Ucrânia, cujas imagens foram reveladas no sábado (2). As informações são da rede Radio Free Europe (RFE).

Os corpos de dezenas de pessoas foram encontrados nas ruas de Bucha três dias após a retirada do exército russo que controlava a cidade, segundo a rede CNN. De acordo com o prefeito Anatoliy Fedoruk, mais de 300 civis foram mortos na cidade pelas tropas russas, número que carece de uma verificação independente.

Em Bucha, imagens de agências de notícias reveladas no final de semana mostram pessoas mortas com as mãos amarradas atrás do tronco, um indício de execução. Outros corpos aparecem parcialmente enterrados, com algumas partes à mostra. Há também muitos corpos em valas comuns. Nenhum dos mortos usava uniforme militar, sugerindo que as vítimas são civis.

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, diz que a decisão de expulsar os diplomatas russos é uma resposta à “brutalidade inacreditável” do Kremlin na Ucrânia. No total, Berlim listou 40 russos como “indesejáveis”

Em comunicado, o governo alemão afirmou ainda que os diplomatas teriam que deixar o país por atuarem “contra nossa liberdade, contra a coesão de nossa sociedade”. “Não vamos tolerar mais isso”, afirmou Baerbock. Os indivíduos afetado pela decisão têm um prazo de cinco dias para ir embora.

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da França, Emmanuel Macron, em 7 de fevereiro de 2022 (Foto: Wikimedia Commons)

A ação foi seguida pela França, com uma lista de 35 expulsos por desempenharem atividades “contra nossos interesses de segurança”. Em comunicado oficial, Paris alegou que o movimento também está diretamente relacionado ao massacre em Bucha.

A Lituânia, por sua vez, expulsou o embaixador russo em Vilnius e convocou seu principal diplomata em Moscou para retornar ao país. “A Lituânia está em total solidariedade com a Ucrânia e o povo ucraniano, que são vítimas da agressão sem precedentes da Rússia. Estamos, portanto, diminuindo o nível da representação diplomática da Rússia”, disse o ministro das Relações Exteriores Gabrielius Landsbergis.

“Infelizmente, o que o mundo viu em Bucha pode ser apenas o começo. Poderemos descobrir ainda mais evidências de crimes de guerra cruéis em outras cidades após sua libertação”, afirmou Landsbergis, citando outras cidades ucranianas que estão sob controle russo. “Os crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos pelas forças armadas russas na Ucrânia não serão esquecidos”.

Na sequência do anúncio feito pela Lituânia, a vizinha Letônia disse estar “reduzindo suas relações diplomáticas com a Federação Russa”. Entretanto, Riga não deu maiores detalhes, dizendo apenas que se manifestaria oficialmente “uma vez concluídos os procedimentos internos”.

FONTE: AREFERENCIA.COM EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil