TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

BRASIL | DIPLOMACIA - VENEZUELA DÁ A RESPOSTA COM HUMANIDADE ÀS HOSTILIDADES DO GOVERNO BRASILEIRO: ..."é uma obrigação apoiar o povo brasileiro", diz chanceler venezuelano em apoio a MANAUS.

A Venezuela enviará oxigênio a Manaus, onde pacientes estão morrendo por causa da falta do produto em meio à elevação da demanda causada pel...

A Venezuela enviará oxigênio a Manaus, onde pacientes estão morrendo por causa da falta do produto em meio à elevação da demanda causada pelo aumento de casos de Covid-19 na capital do Amazonas, disse em sua conta no Twitter o chanceler venezuelano, Jorge Arreaza.

 

Nicolás Maduro (Foto: Presidência da República da Venezuela)

 

"Por instruções do presidente Nicolás Maduro, conversamos com o governador do Estado do Amazonas, Brasil, Wilson Lima para colocar imediatamente à sua disposição o oxigênio necessário para atender à contingência sanitária em Manaus. Solidariedade latino-americana antes de tudo!", escreveu o chanceler venezuelano em seu perfil na rede social na noite de quinta-feira. 

O chanceler também fez um apelo para que diferenças ideológicas não sejam expressadas nas relações internacionais: "Em política, a tolerância ideológica é fundamental. Ideologizar as relações internacionais é um erro".

 

Maduro confirma decisão de enviar oxigênio a Manaus, mas Bolsonaro ainda não aceitou

 

País sul-americano, apesar das dificuldades impostas pelas sanções dos Estados Unidos, vai enviar oxigênio para salvar vidas brasileiras no estado do Amazonas. Mas o governo Bolsonaro, que considera a Venezuela um país inimigo, ainda não aceitou.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou que está decidido a ajudar o Brasil a superar o problema do colapso na saúde em Manaus, no Amazonas. Por meio do ministro das Relações Exteriores, Jorge Arreaza, o país ofereceu oxigênio necessário para minimizar a dificuldade dos hospitais.

 

Pela logística mais fácil, a Venezuela é o país com opção mais viável para enviar o oxigênio ao Brasil. 

 

As empresas que produzem os cilindros aumentaram a capacidade de fabricação ao limite, mas a demanda seria três vezes maior ao que Manaus conta atualmente. Uma das soluções seria apelar à fornecedora White Martins, que já tem parceria com o governo do Amazonas e está trabalhando em ritmo acelerado para atender à demanda. 

Também na quinta, o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) disse que o governo brasileiro pediu ajuda ao governo dos Estados Unidos para que disponibilizasse um avião militar que permita o transporte de oxigênio para Manaus.

 

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), admitiu na quinta que o Estado está enfrentando seu pior momento na pandemia de Covid-19, com dificuldades especialmente para a aquisição de oxigênio, em meio a uma nova disparada na contagem de casos e óbitos em decorrência da doença.

 

Segundo a Secretaria de Saúde amazonense, o Estado foi comunicado na noite de quarta-feira, pela empresa responsável, do colapso do plano logístico para algumas entregas de oxigênio, o que causaria a interrupção da programação por "algumas horas".

 

O governo do presidente Jair Bolsonaro não reconhece Maduro como presidente legítimo da Venezuela e o Ministério das Relações Exteriores, comandado por Ernesto Araújo, tem atuado como um dos líderes na condenação internacional ao atual governo venezuelano.

 

O apoio da Venezuela a Manaus, que sofre com a falta de oxigênio em hospitais para tratar casos graves da Covid-19, surpreendeu muitos. Completamente submisso à estratégia dos Estados Unidos, o Brasil é hostil com o país vizinho, com Bolsonaro reconhecendo o ilegítimo Guaidó como presidente e até desenhando cenários de guerra.

 

Qual será a atitude do Governo Brasileiro em detrimento à tão generosa e humanitária atitude, pelo honroso e significante exemplo diplomático dado a tantas hostilidades que o Governo Venezuelano tem sofrido pelo Governo Brasileiro? 

 

O Governo Venezuelano dá um grande exemplo de maturidade política, diplomática e humanitária, mesmo estando sob demasiado bloqueio econômico americano, mas demonstra que o seu pouco também pode ser dividido em solidariedade ao terrível momento enfrentado pelo seus vizinhos brasileiros.

 

Vamos agora esperar pela reação do Governo Brasileiro...

 

FONTES: BRASIL247, G1,Terra,O Globo,Diário do Centro do Mundo,Uol,Tribuna do Brasil,Tribuna do DF,Grupo M4


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil