TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Conselho debate medidas para o desenvolvimento de Brasília

Governo e sociedade civil analisaram propostas para recuperar a economia da capital Foto: Gabriel Jabur O governo de Brasília recebeu, nesta...

Governo e sociedade civil analisaram propostas para recuperar a economia da capital
Foto: Gabriel Jabur

O governo de Brasília recebeu, nesta quinta-feira (28), sugestões e críticas de representantes da sociedade civil sobre as medidas que têm sido tomadas para equilibrar as contas e retomar o crescimento do Distrito Federal. O debate se deu durante a segunda reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF, na Residência Oficial de Águas Claras, da qual participaram o governador Rodrigo Rollemberg, secretários de Estado, acadêmicos e representantes do setor produtivo e de sindicatos.

A reunião foi a segunda do conselho neste ano. O governador listou as medidas que a administração pública tem tomado para impulsionar o crescimento de Brasília, como o pacote de projetos enviados esta semana à Câmara Legislativa e que prevê um aumento na arrecadação de impostos. “Além dessas medidas, que vão melhorar a saúde financeira do DF, queremos, nas próximas semanas, apresentar um conjunto de projetos, ações e investimentos que vão melhorar a qualidade de vida da população, nas áreas de mobilidade, de turismo e de ciência e tecnologia, apontando para o futuro que queremos.”

Rollemberg mencionou ainda os esforços do governo para ampliar as parcerias público-privadas e as ações para reduzir a burocracia — como o trabalho desenvolvido com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, que simplifica os processos de abertura e fechamento de empresas. Ele falou também do apoio a projetos no Congresso Nacional que têm impacto sobre a capital, como a regulamentação do comércio eletrônico, que deve ampliar a arrecadação do Distrito Federal.


Empenho

Os cerca de 20 representantes da sociedade civil foram unânimes ao admitir a gravidade do cenário econômico de Brasília e os esforços do governo para sanar a situação. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF, Luiz Carlos Ferreira, defendeu medidas que aumentem a geração de riqueza e a confiança do empresariado no governo, assim como o estabelecimento de um plano de metas de curto, médio e longo prazos. A presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Sandra Batista, sugeriu a padronização dos procedimentos nas Administrações Regionais como fundamental para diminuir a burocracia.

“É natural e positivo que haja críticas que obriguem o governo a se tornar mais ágil e eficiente, mas aqui surgiram sugestões positivas que, analisadas, vão permitir a melhoria dos procedimentos”, ponderou Rollemberg. O presidente do Conselho e secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas, ressaltou que o debate aberto é um indicativo da política de transparência total, praticada pela atual gestão. “Quanto mais dialogamos com os atores e setores representativos da cidade, criamos sinergia e trazemos oportunidades de aprendizado para que possamos eventualmente corrigir alguns rumos.”

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil